Comunidades quilombolas e educação fundamental: o ensino das brincadeiras de folia (curraleira) nas aulas de educação física escolar
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v29i1.53664Resumo
Esta pesquisa teve por objetivo desenvolver uma proposta pedagógica para o ensino dos saberes da cultura afro-brasileira, em especial das comunidades quilombolas de Goiás, nas aulas de educação física escolar. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, que possibilitou a construção, juntamente com a escola, de um processo de ensino-aprendizagem que articulasse os saberes da cultura popular de uma comunidade quilombola de Goiás a uma prática pedagógica para a primeira fase do ensino fundamental. Então, a partir da classificação e sistematização dessa prática social, mediada por uma teoria pedagógica crítica, construímos uma metodologia que problematizou as brincadeiras de folia (curraleira) na escola, considerando sua complexidade como linguagem corporal através das rimas/cantos, musicalidade, por meio dos instrumentos de percussão, gestualidade técnica para realização da dança e fluidez como expressão artística de uma totalidade significativa. Em síntese, foi possível elaborar uma práxis pedagógica que tematizasse a cultura afro-brasileira e suas interfaces com a educação física escolar, da qual destacamos a aprendizagem dos alunos sobre a folia como conhecimento histórico do homem do campo.Downloads
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Publicado
2018-06-26
Como Citar
PEDROZA, R. S.; SANTOS, M. C. dos; GUEDES, D. G. da S.; SANTOS, R. M. A. dos. Comunidades quilombolas e educação fundamental: o ensino das brincadeiras de folia (curraleira) nas aulas de educação física escolar. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 29, n. 1, 2018. DOI: 10.5216/rp.v29i1.53664. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/53664. Acesso em: 19 nov. 2024.
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