Comunidades quilombolas e educação fundamental: o ensino das brincadeiras de folia (curraleira) nas aulas de educação física escolar

Autores

  • Reigler Siqueira Pedroza FEF/UnB
  • Marcelo Carneiro dos Santos
  • Diogo Geraldo da Silva Guedes
  • Rívia Maria Alves dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v29i1.53664

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo desenvolver uma proposta pedagógica para o ensino dos saberes da cultura afro-brasileira, em especial das comunidades quilombolas de Goiás, nas aulas de educação física escolar. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, que possibilitou a construção, juntamente com a escola, de um processo de ensino-aprendizagem que articulasse os saberes da cultura popular de uma comunidade quilombola de Goiás a uma prática pedagógica para a primeira fase do ensino fundamental. Então, a partir da classificação e sistematização dessa prática social, mediada por uma teoria pedagógica crítica, construímos uma metodologia que problematizou as brincadeiras de folia (curraleira) na escola, considerando sua complexidade como linguagem corporal através das rimas/cantos, musicalidade, por meio dos instrumentos de percussão, gestualidade técnica para realização da dança e fluidez como expressão artística de uma totalidade significativa. Em síntese, foi possível elaborar uma práxis pedagógica que tematizasse a cultura afro-brasileira e suas interfaces com a educação física escolar, da qual destacamos a aprendizagem dos alunos sobre a folia como conhecimento histórico do homem do campo.

Downloads

Biografia do Autor

Reigler Siqueira Pedroza, FEF/UnB

Professor do curso de licenciatura em Educação Física da ESEFFEGO/UEG e doutorando do programa strictu sensu da FEF/UnB.

Marcelo Carneiro dos Santos

Mestrando do programa strictu sensu da FEF/UnB.

Diogo Geraldo da Silva Guedes

Acadêmico do curso de licenciatura em Educação Física da ESEFFEGO/UEG.

Rívia Maria Alves dos Santos

Acadêmica do curso de licenciatura em Educação Física da ESEFFEGO/UEG.

Downloads

Publicado

2018-06-26

Como Citar

PEDROZA, R. S.; SANTOS, M. C. dos; GUEDES, D. G. da S.; SANTOS, R. M. A. dos. Comunidades quilombolas e educação fundamental: o ensino das brincadeiras de folia (curraleira) nas aulas de educação física escolar. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 29, n. 1, 2018. DOI: 10.5216/rp.v29i1.53664. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/53664. Acesso em: 26 dez. 2024.