A questão étnico-racial do cinema de Hollywood no ensino de história: uma experiência de estágio na educação de jovens e adultos
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v29i1.53655Resumo
Este artigo resulta da experiência de Estágio Supervisionado de História na Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Florianópolis, em 2015. Objetivamos problematizar a utilização de filmes como documentos históricos no ensino da EJA, bem como socializar uma oficina por nós desenvolvida numa das etapas do estágio, cuja temática trata sobre como a questão étnico-racial é abordada pelos filmes de Hollywood “Histórias Cruzadas” (2011), “12 Anos de Escravidão” (2013), “O Mordomo da Casa Branca” (2013) e “Selma” (2014). Com base nessa experiência, aprendemos sobre a necessidade de se respeitar a diversidade existente no interior de uma sala de aula e de inovar com a utilização de diferentes fontes, conteúdos e perspectivas, desenvolvendo um processo de ensino de História que leve a compreender as discriminações e injustiças sociais.Downloads
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Publicado
2018-06-26
Como Citar
SOUZA, D. M. de; SCHENATO, S. A questão étnico-racial do cinema de Hollywood no ensino de história: uma experiência de estágio na educação de jovens e adultos. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 29, n. 1, 2018. DOI: 10.5216/rp.v29i1.53655. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/53655. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê Experiências de ensino de História na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
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