Saberes docentes na educação de jovens e adultos em Florianópolis (SC)

Autores

  • Cláudio Roberto Antunes Scherer Júnior Membro do Grupo de pesquisa Patrimônio, Memória e Educação (PAMEDUC).
  • Claricia Otto Universidade Federal de Santa Catarina.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v29i1.53652

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Florianópolis é colocada em ação pela via da Pesquisa como Princípio Educativo (PPE). Essa estratégia implica uma série de especificidades nos modos de materializar os processos de ensino e aprendizagem, bem como nas maneiras de se conceber a ação docente. Utilizando uma metodologia de tipo etnográfica e por meio de observações de campo e entrevistas, este artigo busca compreender algumas nuances sobre os saberes docentes dos professores dessa modalidade peculiar de ensino. A categoria, saberes docentes, é compreendida por meio de Tardif (2000; 2010; 2013). Nessa direção, algumas formas de se materializar a ação docente, em contexto de sala de aula, propiciaram a identificação e análise de saberes docentes intimamente ligados ao trabalho coletivo, à proximidade e à humanização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudio Roberto Antunes Scherer Júnior, Membro do Grupo de pesquisa Patrimônio, Memória e Educação (PAMEDUC).

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), membro do Grupo de pesquisa Patrimônio, Memória e Educação (PAMEDUC).

Claricia Otto, Universidade Federal de Santa Catarina.

Doutora em História, professora do Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2018-06-26

Como Citar

SCHERER JÚNIOR, C. R. A.; OTTO, C. Saberes docentes na educação de jovens e adultos em Florianópolis (SC). Revista Polyphonía, Goiânia, v. 29, n. 1, 2018. DOI: 10.5216/rp.v29i1.53652. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/53652. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Experiências de ensino de História na Educação de Jovens e Adultos (EJA)