Saberes docentes na educação de jovens e adultos em Florianópolis (SC)
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v29i1.53652Resumo
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Florianópolis é colocada em ação pela via da Pesquisa como Princípio Educativo (PPE). Essa estratégia implica uma série de especificidades nos modos de materializar os processos de ensino e aprendizagem, bem como nas maneiras de se conceber a ação docente. Utilizando uma metodologia de tipo etnográfica e por meio de observações de campo e entrevistas, este artigo busca compreender algumas nuances sobre os saberes docentes dos professores dessa modalidade peculiar de ensino. A categoria, saberes docentes, é compreendida por meio de Tardif (2000; 2010; 2013). Nessa direção, algumas formas de se materializar a ação docente, em contexto de sala de aula, propiciaram a identificação e análise de saberes docentes intimamente ligados ao trabalho coletivo, à proximidade e à humanização.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-06-26
Como Citar
SCHERER JÚNIOR, C. R. A.; OTTO, C. Saberes docentes na educação de jovens e adultos em Florianópolis (SC). Revista Polyphonía, Goiânia, v. 29, n. 1, 2018. DOI: 10.5216/rp.v29i1.53652. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/53652. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê Experiências de ensino de História na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).