Estatística e Literatura: um projeto interdisciplinar sobre migrações e diversidade cultural

Autores

  • Cassio Cristiano Giordano Doutorando Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo-SP, Brasil.
  • Roberta Guim Miyaji Rede estadual de São Paulo (SEE-SP), São Paulo-SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v28i2.52771

Resumo

Não é possível dissociar os temas “diversidade cultural” e “migrações internas e externas” da formação do povo brasileiro. Tendo em mente essa premissa e experiências anteriores de trabalho em conjunto, dois professores – um de Matemática e uma de Língua Portuguesa – ministraram aulas simultaneamente, com uma frequência semanal de duas aulas de cinquenta minutos cada uma, para duas turmas de alunos de terceira série do ensino médio, compartilhando o mesmo espaço físico e explorando intersecções entre as respectivas disciplinas. Ambos elaboraram um projeto interdisciplinar que abarcou os temas “migrações internas e externas”. Estudos sobre Estatística, Literatura do Modernismo Brasileiro e sobre o gênero textual “relato” foram realizados nas aulas e culminaram em um produto final, que foi dividido em dois dias não consecutivos: no primeiro, foram apresentados uma dança circular, um painel sobre Estatística e uma premiação para os alunos que escreveram os melhores relatos sobre migrações internas e externas; no segundo dia, apresentou-se um painel contendo dados estatísticos sobre assuntos escolhidos pelos próprios alunos. O objetivo maior do trabalho foi explorar as intersecções entre os componentes curriculares acima, considerados tão diferentes, embora complementares. Os temas transversais Ética e Valores, e a importância da diversidade cultural de nosso país foram explorados durante todo o processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cassio Cristiano Giordano, Doutorando Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo-SP, Brasil.

Mestre em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo-SP, Brasil. Doutorando em Educação Matemática pela mesma universidade. Membro do Grupo de Pesquisa Processo de Ensino e Aprendizagem em Matemática (PEA-MAT).

Roberta Guim Miyaji, Rede estadual de São Paulo (SEE-SP), São Paulo-SP, Brasil.

Bacharel em Letras: Português e Japonês; licenciada também em Letras pela Universidade de São Paulo (USP-SP); professora da rede estadual de São Paulo (SEE-SP), São Paulo-SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-05-02

Como Citar

GIORDANO, C. C.; MIYAJI, R. G. Estatística e Literatura: um projeto interdisciplinar sobre migrações e diversidade cultural. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 28, n. 2, 2018. DOI: 10.5216/rp.v28i2.52771. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/52771. Acesso em: 5 out. 2022.

Edição

Seção

Dossiê: O ensino de matemática na escola: prática e diversidade