Produtos educacionais do Mestrado Profissional em Ensino da UTFPR – Londrina: estudo preliminar das contribuições
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v28i2.52761Resumo
A qualidade da educação escolarizada requer o engajamento dos profissionais nas escolas em um processo formativo contínuo em que o Mestrado Profissional em Ensino se apresenta como um possível percurso. Nessa perspectiva formativa, os produtos educacionais são apresentados como elementos relevantes para a qualidade das práticas pedagógicas em que são inseridos e para o próprio processo formativo do pesquisador. O problema, diante disso, refere-se às contribuições que um produto educacional pode trazer para a qualidade da prática pedagógica. Com base na problemática, o objetivo do estudo foi identificar quais contribuições os produtos educacionais do Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) oferecem para as práticas pedagógicas. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, de caráter bibliográfico, na qual se contemplou quatorze produtos educacionais e dissertações de pós-graduação defendidas no ano de 2015. Verificou-se que as contribuições para as práticas pedagógicas relacionam-se à tipologia do produto educacional, à temática abordada em cada um, ao público-alvo e ao processo formativo dos pesquisadores que elaboraram cada produto. Devem ser incentivados estudos dessa natureza que, além da abordagem sobre as contribuições pedagógicas, analisem o processo de divulgação dos produtos educacionais e a democratização do ensino a partir deles. Palavras-chave: Ensino, pesquisa, formação profissional.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-05-02
Como Citar
FREIRE, G. G.; ROCHA, Z. de F. D. C.; GUERRINI, D. Produtos educacionais do Mestrado Profissional em Ensino da UTFPR – Londrina: estudo preliminar das contribuições. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 28, n. 2, 2018. DOI: 10.5216/rp.v28i2.52761. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/52761. Acesso em: 9 set. 2024.
Edição
Seção
Outros Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).