Produtos educacionais do Mestrado Profissional em Ensino da UTFPR – Londrina: estudo preliminar das contribuições

Autores

  • Gabriel Gonçalves Freire Mestrando do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza (PPGEN) da Universidade Federal Tecnológica do Paraná – Londrina.
  • Zenaide de Fatima Dante Correia Rocha Universidade Federal Tecnológica do Paraná – Londrina
  • Daniel Guerrini Universidade Federal Tecnológica do Paraná – Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v28i2.52761

Resumo

A qualidade da educação escolarizada requer o engajamento dos profissionais nas escolas em um processo formativo contínuo em que o Mestrado Profissional em Ensino se apresenta como um possível percurso. Nessa perspectiva formativa, os produtos educacionais são apresentados como elementos relevantes para a qualidade das práticas pedagógicas em que são inseridos e para o próprio processo formativo do pesquisador. O problema, diante disso, refere-se às contribuições que um produto educacional pode trazer para a qualidade da prática pedagógica. Com base na problemática, o objetivo do estudo foi identificar quais contribuições os produtos educacionais do Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) oferecem para as práticas pedagógicas. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, de caráter bibliográfico, na qual se contemplou quatorze produtos educacionais e dissertações de pós-graduação defendidas no ano de 2015. Verificou-se que as contribuições para as práticas pedagógicas relacionam-se à tipologia do produto educacional, à temática abordada em cada um, ao público-alvo e ao processo formativo dos pesquisadores que elaboraram cada produto. Devem ser incentivados estudos dessa natureza que, além da abordagem sobre as contribuições pedagógicas, analisem o processo de divulgação dos produtos educacionais e a democratização do ensino a partir deles. Palavras-chave: Ensino, pesquisa, formação profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Gonçalves Freire, Mestrando do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza (PPGEN) da Universidade Federal Tecnológica do Paraná – Londrina.

Mestrando do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza (PPGEN) da Universidade Federal Tecnológica do Paraná – Londrina.

Zenaide de Fatima Dante Correia Rocha, Universidade Federal Tecnológica do Paraná – Londrina

Professora Doutora do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza (PPGEN) da Universidade Federal Tecnológica do Paraná – Londrina.

Daniel Guerrini, Universidade Federal Tecnológica do Paraná – Londrina

Professor Doutor do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza (PPGEN) da Universidade Federal Tecnológica do Paraná – Londrina.

Downloads

Publicado

2018-05-02

Como Citar

FREIRE, G. G.; ROCHA, Z. de F. D. C.; GUERRINI, D. Produtos educacionais do Mestrado Profissional em Ensino da UTFPR – Londrina: estudo preliminar das contribuições. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 28, n. 2, 2018. DOI: 10.5216/rp.v28i2.52761. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/52761. Acesso em: 28 set. 2022.