Diálogos entre Geografia e Literatura nas salas de aula da Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v27i2.44728Resumo
Este artigo apresenta reflexões sobre os elos entre a Geografia e a Literatura e propõe a inter-relação das duas linguagens como modo de enriquecer as leituras do espaço geográfico nas salas de aula da Educação Básica. É possível encontrar, nas diversas modalidades literárias – poemas, romances, crônicas, contos –, representações do mundo vivido. Por meio de narrativas do cotidiano, simbolização da cultura dos lugares e paisagens e alusão a elementos da natureza, a linguagem subjetiva da Literatura pode aguçar a sensibilidade e o imaginário dos alunos e potencializar o conhecimento geográfico. A concepção de que a Literatura dialoga bem com a Geografia é o viés para que os professores de Geografia Escolar desenvolvam propostas interdisciplinares. Propostas que, ao buscar contextualizar e significar os conhecimentos da Geografia Escolar, contemplem textos literários nos quais os conteúdos e cenários tenham relação com o mundo vivido dos alunos. Nesta perspectiva, desvelar diferentes aspectos das sociedades, das paisagens e dos modos de existir humano em obras literárias pode trazer importantes contribuições para o ensino-aprendizado da Geografia Escolar.Downloads
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Publicado
2016-12-21
Como Citar
BRAGA, H. da C. Diálogos entre Geografia e Literatura nas salas de aula da Educação Básica. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 27, n. 2, p. 247–260, 2016. DOI: 10.5216/rp.v27i2.44728. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/44728. Acesso em: 22 dez. 2024.
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