Arte! Você disse ensino de arte?
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v27i2.44713Resumo
O presente artigo não traz respostas. Ele se propõe a interrogar o que consideramos arte e como trabalhar com ela na escola. Considerando que a arte fornece um espaço único, no interior de toda e qualquer civilização, para o estabelecimento de seus sistemas simbólicos, perguntamo-nos qual é a função social e pedagógica daquilo que interpretamos como sendo o ensino da arte. Como podem nossos arte-educadores desenvolver o gosto pela arte e criação dentro de nosso sistema educacional, respeitando a diversidade de inclinações e habilidades encontradas numa classe de 30 alunos? Se a arte pode abrir a porta do sonho e trazer à tona o que há de melhor em cada um de nós, como trabalhar com valores subjetivos de forma objetiva? Enfim, permitimo-nos mostrar alguns exemplos de experiências realizadas com a finalidade de trabalhar a arte dentro de sua função político-social, pedagógica e civilizatória.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-12-21
Como Citar
MACHADO, I. Arte! Você disse ensino de arte?. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 27, n. 2, p. 149–162, 2016. DOI: 10.5216/rp.v27i2.44713. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/44713. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê: O ensino de arte na escola: histórias, linguagens e metodologias
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).