A inserção da dança no contexto escolar: os caminhos de formação do professor de Dança
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v27i2.44710Resumo
O artigo apresenta uma história estrutural e evolutiva dos caminhos formativos da dança no Brasil dentro do contexto escolar. Para isso, parte-se do pressuposto que formação é uma ação proveniente da relação entre a formação inicial, vivências pessoais e profissionais do indivíduo. Sob essa ótica, é apresentada a origem: a) dos diversos tipos de formação dos professores que hoje trabalham com dança na escola; b) da inserção da dança na educação formal; c) dos múltiplos espaços destinados à formação do professor de Dança, entre os quais: as escolas técnicas; as escolas não formais e os cursos de graduação em Dança. Isto posto, pretende-se que este estudo contribua para a reflexão da trajetória de legitimação do professor de dança no contexto escolar.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-12-21
Como Citar
ANDRADE, C. R. de; AYRES DE GODOY, K. M. A inserção da dança no contexto escolar: os caminhos de formação do professor de Dança. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 27, n. 2, p. 113–130, 2016. DOI: 10.5216/rp.v27i2.44710. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/44710. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Dossiê: O ensino de arte na escola: histórias, linguagens e metodologias
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).