A inserção da dança no contexto escolar: os caminhos de formação do professor de Dança

Autores

  • Carolina Romano de Andrade
  • Kathya Maria Ayres de Godoy

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v27i2.44710

Resumo

O artigo apresenta uma história estrutural e evolutiva dos caminhos formativos da dança no Brasil dentro do contexto escolar. Para isso, parte-se do pressuposto que formação é uma ação proveniente da relação entre a formação inicial, vivências pessoais e profissionais do indivíduo. Sob essa ótica, é apresentada a origem: a) dos diversos tipos de formação dos professores que hoje trabalham com dança na escola; b) da inserção da dança na educação formal; c) dos múltiplos espaços destinados à formação do professor de Dança, entre os quais: as escolas técnicas; as escolas não formais e os cursos de graduação em Dança. Isto posto, pretende-se que este estudo contribua para a reflexão da trajetória de legitimação do professor de dança no contexto escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Romano de Andrade

Doutora em Artes- IA-Unesp (2016) e membro do grupo de pesquisa Dança: Estética e Educação (GPDEE-IA/Unesp) liderado pela Profa. Dra. Kathya Maria Ayres de Godoy.

Kathya Maria Ayres de Godoy

Coordenadora do Bacharelado e da Licenciatura em Arte-Teatro, IA-Unesp e líder do grupo de pesquisa Dança: Estética e Educação (GPDEE-IA/Unesp).

Downloads

Publicado

2016-12-21

Como Citar

ANDRADE, C. R. de; AYRES DE GODOY, K. M. A inserção da dança no contexto escolar: os caminhos de formação do professor de Dança. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 27, n. 2, p. 113–130, 2016. DOI: 10.5216/rp.v27i2.44710. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/44710. Acesso em: 15 ago. 2022.

Edição

Seção

Dossiê: O ensino de arte na escola: histórias, linguagens e metodologias