O Atendimento Educacional Especializado (AEE) e o ensino de Libras/ Português escrito

Autores

  • Kelly Francisca da Silva Brito Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez – CAS-GO, Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte.
  • Segismunda Sampaio da Silva Neta Cepae/UFG

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v28i1.43453

Resumo

Este artigo discorre sobre a experiência no Atendimento Educacional Especializado (AEE) realizado com educandos surdos no município de Goiânia. Esse atendimento é feito no Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez – CAS-GO. Os alunos surdos são procedentes de várias instituições, de diferentes níveis de escolarização e há aqueles que não frequentam o ensino regular. Procuramos mostrar como são feitas intervenções no processo de ensino-aprendizagem de Libras/Língua Portuguesa escrita. A título de exemplificação, apresentamos o trabalho realizado com um educando surdo, oriundo do curso superior. São apontadas as possibilidades e as fragilidades vivenciadas na realização desse atendimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelly Francisca da Silva Brito, Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez – CAS-GO, Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte.

Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Padrão/Goiânia (2006), Especialista em Educação Especial: Inclusão e Diversidade pela Faculdade Padrão/Goiânia (2008), Licenciada em Letras-Libras pela Universidade Federal de Goiás (2013). Professora e Intérprete de Libras no Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez – CAS-GO, Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte.

Segismunda Sampaio da Silva Neta, Cepae/UFG

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás – UFG (1989), Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Federal de Goiás (1995), Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2015). Professora e membro da Comissão de Educação Inclusiva do Centro de Ensino e Pesquisa da Universidade Federal de Goiás – Cepae/UFG.

Downloads

Publicado

2016-09-27

Como Citar

DA SILVA BRITO, K. F.; DA SILVA NETA, S. S. O Atendimento Educacional Especializado (AEE) e o ensino de Libras/ Português escrito. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 28, n. 1, p. 131–142, 2016. DOI: 10.5216/rp.v28i1.43453. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/43453. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Inclusão: todos na escola de educação básica!