Hipóteses de letramento visual na construção da leitura e da escrita de estudantes surdos

Autores

  • Andréa Beatriz Messias Belém Moreira Secretaria de Educação do Distrito Federal

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v28i1.43452

Resumo

Existem vários estudos sobre a aquisição da escrita pelos estudantes ouvintes, os quais são, grande parte das vezes, replicados aos estudantes surdos. Pretendeu-se neste trabalho questionar a consistência desses estudos e refletir sobre como duas línguas de diferentes estruturas e com canais de entrada tão distintos, a Libras pelo canal visual-espacial e a Língua Portuguesa pelo canal oral-auditivo, podem ter hipóteses de aquisição semelhantes. Ainda, como empregar metodologias semelhantes para estudantes surdos e ouvintes, considerando-se a Libras como a primeira língua e a Língua Portuguesa escrita como segunda língua? Cabe ao ensino não apenas apresentar os conteúdos em Língua de Sinais, mas utilizar toda a potencialidade visual dos estudantes para captar a visualidade contida na Libras, cujos signos permeiam o campo da semiótica imagética. O percurso semiótico parece atender mais adequadamente ao processo de letramento dos estudantes surdos, inclusive, numa perspectiva linguística para acesso à segunda língua a ser adquirida por esses estudantes. Com base no exposto, essa pesquisa buscou entender como ocorre esse processo de aquisição da Língua Portuguesa escrita pelo estudante surdo e apresentou como hipóteses as etapas envolvidas desde os elementos imagéticos, em que a semiotização está mais presente, perpassando pelas tentativas em representar com os símbolos gráficos da Língua de Sinais. Com isso, esse trabalho traz sua contribuição ao propor e definir o letramento semiótico para os estudantes surdos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Beatriz Messias Belém Moreira, Secretaria de Educação do Distrito Federal

Professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal ? Escola Bilíngue Libras e Português Escrito de Taguatinga. Pedagoga, bacharela em Letras e Libras, pós-graduada em Libras e Português como segunda língua.

Downloads

Publicado

2016-09-27

Como Citar

MESSIAS BELÉM MOREIRA, A. B. Hipóteses de letramento visual na construção da leitura e da escrita de estudantes surdos. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 28, n. 1, p. 113–130, 2016. DOI: 10.5216/rp.v28i1.43452. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/43452. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Inclusão: todos na escola de educação básica!