Hipóteses de letramento visual na construção da leitura e da escrita de estudantes surdos
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v28i1.43452Resumo
Existem vários estudos sobre a aquisição da escrita pelos estudantes ouvintes, os quais são, grande parte das vezes, replicados aos estudantes surdos. Pretendeu-se neste trabalho questionar a consistência desses estudos e refletir sobre como duas línguas de diferentes estruturas e com canais de entrada tão distintos, a Libras pelo canal visual-espacial e a Língua Portuguesa pelo canal oral-auditivo, podem ter hipóteses de aquisição semelhantes. Ainda, como empregar metodologias semelhantes para estudantes surdos e ouvintes, considerando-se a Libras como a primeira língua e a Língua Portuguesa escrita como segunda língua? Cabe ao ensino não apenas apresentar os conteúdos em Língua de Sinais, mas utilizar toda a potencialidade visual dos estudantes para captar a visualidade contida na Libras, cujos signos permeiam o campo da semiótica imagética. O percurso semiótico parece atender mais adequadamente ao processo de letramento dos estudantes surdos, inclusive, numa perspectiva linguística para acesso à segunda língua a ser adquirida por esses estudantes. Com base no exposto, essa pesquisa buscou entender como ocorre esse processo de aquisição da Língua Portuguesa escrita pelo estudante surdo e apresentou como hipóteses as etapas envolvidas desde os elementos imagéticos, em que a semiotização está mais presente, perpassando pelas tentativas em representar com os símbolos gráficos da Língua de Sinais. Com isso, esse trabalho traz sua contribuição ao propor e definir o letramento semiótico para os estudantes surdos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-09-27
Como Citar
MESSIAS BELÉM MOREIRA, A. B. Hipóteses de letramento visual na construção da leitura e da escrita de estudantes surdos. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 28, n. 1, p. 113–130, 2016. DOI: 10.5216/rp.v28i1.43452. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/43452. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Dossiê Inclusão: todos na escola de educação básica!
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).