O pensamento complexo e a inclusão escolar: a via da esperança
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v28i1.43451Resumo
O objetivo deste estudo é discutir a importância do pensamento complexo para o fenômeno da inclusão escolar. Para tal, alicerçamos a discussão na definição de tal pensamento, focalizando o paradigma da simplificação, o paradigma da complexidade e a metáfora do ‘porto seguro’. Posteriormente, recorremos a importantes pensadores da educação, efetivos participantes da História da Educação no Brasil. Percebemos que o paradigma da complexidade pode dar conta dos novos problemas que se apresentam na contemporaneidade, como o da inclusão, porque ele pode “incitar a estratégia/inteligência”.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-09-27
Como Citar
MONT ALVERNE BRAUN CHAVES, I. E.; MARQUES, M. M. O pensamento complexo e a inclusão escolar: a via da esperança. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 28, n. 1, p. 97–111, 2016. DOI: 10.5216/rp.v28i1.43451. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/43451. Acesso em: 13 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê Inclusão: todos na escola de educação básica!
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).