Formação ética de professores do Atendimento Educacional Especializado na perspectiva histórico-cultural
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v28i1.43450Resumo
Esse artigo fundamenta-se em uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação do Curso de Mestrado em Ensino na Educação Básica do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae/UFG), que buscou apreender possibilidades, limites, ações e funções da formação de professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), bem como as contribuições do saber filosófico para a formação ética, identificando como esse saber permeia a prática pedagógica desse grupo de professores. Para atender a esses objetivos, foram utilizados os conceitos de Ética, em Kant, e de Defectologia, em Vygotsky, e também as leis que regem a Educação Especial no Brasil. A ética, a formação docente e a inclusão são assuntos atuais, devendo-se considerar como eles pertencem ao processo da formação e prática docente, que requer atitudes, decisões e ações que têm implicações éticas. Esses professores indicaram os valores éticos presentes no seu trabalho, destacando o respeito às diferenças, ao aluno, à família, à cultura e à deficiência e a responsabilidade e o comprometimento envolvidos. Enfatizando, portanto, a ética como inclusão, como reconhecimento do aluno enquanto sujeito constituído de desejos, necessidades, potencialidades e limites, e a não valorização da deficiência.Downloads
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Publicado
2016-09-27
Como Citar
MACHADO OLIVEIRA SANTOS, M. C.; SCHULZ, A. Formação ética de professores do Atendimento Educacional Especializado na perspectiva histórico-cultural. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 28, n. 1, p. 81–95, 2016. DOI: 10.5216/rp.v28i1.43450. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/43450. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Dossiê Inclusão: todos na escola de educação básica!
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