Educação inclusiva: atendimento educacional no Hospital de Reabilitação e Readaptação CRER em Goiânia
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v28i1.43448Resumo
O artigo propõe realizar um estudo acerca do atendimento educacional hospitalar, foco da política da classe hospitalar do MEC, e do atendimento educacional especializado, foco da política de educação especial do MEC, realizados no hospital de reabilitação e readaptação Crer. Utiliza-se como metodologia uma pesquisa transversal, exploratória e de base qualitativa, valendo-se de observações participantes e entrevistas semiestruturadas com duas professoras da Seduce, lotadas no Naeh, que realizam atendimentos pedagógicos no Crer. Enquanto resultado, o estudo apresenta os processos pedagógicos, a organização do ensino no referido hospital, a estrutura disponibilizada e a percepção das educadoras quanto ao trabalho desenvolvido na instituição. Em termos de conclusão, o estudo mostra a importância do trabalho pedagógico realizado e enfatiza a necessidade de formação para atuação nas classes hospitalares.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-09-27
Como Citar
GONÇALVES TEIXEIRA, R. A.; SANTOS, A. A. dos; CAVALCANTI TEIXEIRA, U. S.; ROCHA, C. de S.; BARROS, N. F. de. Educação inclusiva: atendimento educacional no Hospital de Reabilitação e Readaptação CRER em Goiânia. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 28, n. 1, p. 65–79, 2016. DOI: 10.5216/rp.v28i1.43448. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/43448. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Dossiê Inclusão: todos na escola de educação básica!
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).