Educação inclusiva: atendimento educacional no Hospital de Reabilitação e Readaptação CRER em Goiânia

Autores

  • Ricardo Antonio Gonçalves Teixeira UFG
  • Antônio Alves dos Santos
  • Uyara Soares Cavalcanti Teixeira
  • Cleomar de Sousa Rocha
  • Nelson Filice de Barros

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v28i1.43448

Resumo

O artigo propõe realizar um estudo acerca do atendimento educacional hospitalar, foco da política da classe hospitalar do MEC, e do atendimento educacional especializado, foco da política de educação especial do MEC, realizados no hospital de reabilitação e readaptação Crer. Utiliza-se como metodologia uma pesquisa transversal, exploratória e de base qualitativa, valendo-se de observações participantes e entrevistas semiestruturadas com duas professoras da Seduce, lotadas no Naeh, que realizam atendimentos pedagógicos no Crer. Enquanto resultado, o estudo apresenta os processos pedagógicos, a organização do ensino no referido hospital, a estrutura disponibilizada e a percepção das educadoras quanto ao trabalho desenvolvido na instituição. Em termos de conclusão, o estudo mostra a importância do trabalho pedagógico realizado e enfatiza a necessidade de formação para atuação nas classes hospitalares.

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Biografia do Autor

Ricardo Antonio Gonçalves Teixeira, UFG

Faculdade de Educação e Mestrado em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Goiás.

Antônio Alves dos Santos

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás.

Uyara Soares Cavalcanti Teixeira

Núcleo de Atendimento Educacional Hospitalar da Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte de Goiás.

Cleomar de Sousa Rocha

Programa Avançado de Culturas Contemporâneas da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Nelson Filice de Barros

Faculdade de Ciências Médicas e Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Campinas -SP.

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Publicado

2016-09-27

Como Citar

GONÇALVES TEIXEIRA, R. A.; SANTOS, A. A. dos; CAVALCANTI TEIXEIRA, U. S.; ROCHA, C. de S.; BARROS, N. F. de. Educação inclusiva: atendimento educacional no Hospital de Reabilitação e Readaptação CRER em Goiânia. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 28, n. 1, p. 65–79, 2016. DOI: 10.5216/rp.v28i1.43448. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/43448. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Inclusão: todos na escola de educação básica!