Vivendo e aprendendo nos espaços formativos do PIBID: faculdade e escola

Autores

  • Francisca Francirene Tomaz Parente Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias ULHT de Lisboa-Portugal

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v25i1.38565

Resumo

Este texto apresenta alguns aspectos parciais do projeto institucional do PIBID “Ensinar Aprendendo”, do curso de Pedagogia do Instituto Superior de Teologia Aplicada- INTA, Sobral-CE. O objetivo consiste em analisar o impacto do PIBID na formação docente aliando as questões temáticas pertinentes ao curso com a realidade vivida na escola. Inicialmente os bolsistas desenvolveram o mapeamento da escola, reconhecendo seu espaço físico e organizacional, como lócus importante na formação docente. Buscou-se entender a realidade da escola, identificando sua função social, suas metas educacionais, e seus projetos pedagógicos relacionados com os objetivos dos subprojetos do PIBID. No processo de formação os bolsistas desenvolveram pesquisas nos laboratórios de multimídia da Faculdade através do estudo bibliográfico, fundamentado nas concepções de Freire (2002), Emília & Teberosky (2008), Pimenta (2001) e Tardif (2002). Serviu também como referenciais literários os projetos políticos pedagógicos das escolas, saberes vividos e aprendidos nos ambientes acadêmicos e escolares. Os resultados apontam que o perfil do aluno que a faculdade e escola pretendem formar deve ser aquele professor capaz de reagir nos desafios de alfabetizar letrando, revertendo o processo de analfabetismo, organizando o trabalho pedagógico e entendendo os fundamentos da educação nos tempos e espaços em que vivem e aprendem as diferenças culturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Francirene Tomaz Parente, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias ULHT de Lisboa-Portugal

Graduada em Pedagogia e Português e Inglês pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, e em Gestão Escolar pela Universidade Estadual do Ceará. Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias ULHT de Lisboa-Portugal (2012). Docente da área de Ciências Humanas no Instituto de Teologia Aplicada.

Downloads

Publicado

2015-11-19

Como Citar

PARENTE, F. F. T. Vivendo e aprendendo nos espaços formativos do PIBID: faculdade e escola. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 25, n. 1, p. 189–200, 2015. DOI: 10.5216/rp.v25i1.38565. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38565. Acesso em: 18 mar. 2024.