Vivendo e aprendendo nos espaços formativos do PIBID: faculdade e escola
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v25i1.38565Resumo
Este texto apresenta alguns aspectos parciais do projeto institucional do PIBID “Ensinar Aprendendo”, do curso de Pedagogia do Instituto Superior de Teologia Aplicada- INTA, Sobral-CE. O objetivo consiste em analisar o impacto do PIBID na formação docente aliando as questões temáticas pertinentes ao curso com a realidade vivida na escola. Inicialmente os bolsistas desenvolveram o mapeamento da escola, reconhecendo seu espaço físico e organizacional, como lócus importante na formação docente. Buscou-se entender a realidade da escola, identificando sua função social, suas metas educacionais, e seus projetos pedagógicos relacionados com os objetivos dos subprojetos do PIBID. No processo de formação os bolsistas desenvolveram pesquisas nos laboratórios de multimídia da Faculdade através do estudo bibliográfico, fundamentado nas concepções de Freire (2002), Emília & Teberosky (2008), Pimenta (2001) e Tardif (2002). Serviu também como referenciais literários os projetos políticos pedagógicos das escolas, saberes vividos e aprendidos nos ambientes acadêmicos e escolares. Os resultados apontam que o perfil do aluno que a faculdade e escola pretendem formar deve ser aquele professor capaz de reagir nos desafios de alfabetizar letrando, revertendo o processo de analfabetismo, organizando o trabalho pedagógico e entendendo os fundamentos da educação nos tempos e espaços em que vivem e aprendem as diferenças culturais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-11-19
Como Citar
PARENTE, F. F. T. Vivendo e aprendendo nos espaços formativos do PIBID: faculdade e escola. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 25, n. 1, p. 189–200, 2015. DOI: 10.5216/rp.v25i1.38565. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38565. Acesso em: 7 out. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).