O pinguim vai à escola e à Universidade: relato da utilização de recursos do Linux Educacional em uma escola estadual, por duas bolsistas de Iniciação à Docência do subprojeto UNEMAT/PIBID-Informática do Campus Universitário de Alto Araguaia - MT

Autores

  • Carlinho Viana de Sousa
  • Cássia Regina Tomanin
  • Edinéia Guimarães Nunes
  • Ellen Regina Moraes Bispo

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v25i1.38230

Resumo

O objetivo deste artigo é relatar a experiência de duas bolsistas de Iniciação à Docência (ID) do subprojeto UNEMAT/PIBID-Informática com os alunos do 5.º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual do município de Alto Araguaia-MT. A metodologia utilizada pelas bolsistas ID foi, primeiramente, a realização de um treinamento para os alunos sobre os principais recursos do Linux Educacional (LE). Em seguida, trabalhou-se de maneira específica o software educacional TuxMath, desenvolvido para o estudo de equações matemáticas, conteúdo que os alunos tinham muita dificuldade em resolver em sala de aula. À medida que as aulas foram avançando, muitos alunos já tinham total domínio desse software, chegando até a perder o interesse por ele; no entanto, as bolsistas procuraram motivá-los por meio de competições com brindes. Com o auxílio do software, uma aluna com déficit de aprendizagem conseguiu resolver algumas equações que nunca tinha resolvido em sala. Para verificação da aprendizagem, ao final do minicurso foi realizada uma gincana com os alunos. Em síntese, o trabalho com o LE foi significativo para as bolsistas ID, pois conseguiram levar os conhecimentos da Universidade para a escola, mas também trazer os conhecimentos da escola para a Universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlinho Viana de Sousa

Licenciado em Computação e Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Área de atuação: Formação de professores.

Cássia Regina Tomanin

Licenciada em Letras pela Faculdade de Ciências e Letras de Votuporanga, com Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista – Júlio de Mesquita Filho. Área de atuação: Sociolinguística e Dialetologia.

Edinéia Guimarães Nunes

Aluna do curso de Licenciatura em Computação da Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus Universitário de Alto Araguaia.

Ellen Regina Moraes Bispo

Aluna do curso de Licenciatura em Computação da Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus Universitário de Alto Araguaia.

Downloads

Publicado

2015-10-23

Como Citar

SOUSA, C. V. de; TOMANIN, C. R.; NUNES, E. G.; BISPO, E. R. M. O pinguim vai à escola e à Universidade: relato da utilização de recursos do Linux Educacional em uma escola estadual, por duas bolsistas de Iniciação à Docência do subprojeto UNEMAT/PIBID-Informática do Campus Universitário de Alto Araguaia - MT. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 25, n. 1, p. 217–230, 2015. DOI: 10.5216/rp.v25i1.38230. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38230. Acesso em: 19 mar. 2024.