O pinguim vai à escola e à Universidade: relato da utilização de recursos do Linux Educacional em uma escola estadual, por duas bolsistas de Iniciação à Docência do subprojeto UNEMAT/PIBID-Informática do Campus Universitário de Alto Araguaia - MT
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v25i1.38230Resumo
O objetivo deste artigo é relatar a experiência de duas bolsistas de Iniciação à Docência (ID) do subprojeto UNEMAT/PIBID-Informática com os alunos do 5.º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual do município de Alto Araguaia-MT. A metodologia utilizada pelas bolsistas ID foi, primeiramente, a realização de um treinamento para os alunos sobre os principais recursos do Linux Educacional (LE). Em seguida, trabalhou-se de maneira específica o software educacional TuxMath, desenvolvido para o estudo de equações matemáticas, conteúdo que os alunos tinham muita dificuldade em resolver em sala de aula. À medida que as aulas foram avançando, muitos alunos já tinham total domínio desse software, chegando até a perder o interesse por ele; no entanto, as bolsistas procuraram motivá-los por meio de competições com brindes. Com o auxílio do software, uma aluna com déficit de aprendizagem conseguiu resolver algumas equações que nunca tinha resolvido em sala. Para verificação da aprendizagem, ao final do minicurso foi realizada uma gincana com os alunos. Em síntese, o trabalho com o LE foi significativo para as bolsistas ID, pois conseguiram levar os conhecimentos da Universidade para a escola, mas também trazer os conhecimentos da escola para a Universidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-10-23
Como Citar
SOUSA, C. V. de; TOMANIN, C. R.; NUNES, E. G.; BISPO, E. R. M. O pinguim vai à escola e à Universidade: relato da utilização de recursos do Linux Educacional em uma escola estadual, por duas bolsistas de Iniciação à Docência do subprojeto UNEMAT/PIBID-Informática do Campus Universitário de Alto Araguaia - MT. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 25, n. 1, p. 217–230, 2015. DOI: 10.5216/rp.v25i1.38230. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38230. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).