PIBID Letras-Português: uma proposta de pesquisa-ação para o letramento literário
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v25i1.38229Resumo
Este trabalho apresenta a proposta de pesquisa-ação do subprojeto PIBID Letras-Português, da Universidade Estadual de Maringá, considerando os contextos universitário e escolar, quanto ao letramento literário, no ano de 2014. Um dos problemas iniciais enfrentados foi a dificuldade dos pibidianos no processo de transposição didática (COSSON, 2012) e no reconhecimento dos conteúdos formadores teórico-metodológicos de Língua Portuguesa e de Literatura. Nosso objetivo, neste artigo, é apresentar as ações iniciais desenvolvidas tanto para o trabalho inicial com os pibidianos quanto para experiências metodológicas voltadas ao letramento literário, em parceria com professores das escolas públicas, a fim de construir estratégias didáticas que despertem o prazer da leitura literária no estudante de Ensino Fundamental II. Sob esse panorama, propomos ações iniciais que investigam o contexto educacional no que tange, por exemplo, à biblioteca escolar, ao gosto e dificuldades dos educandos em relação ao texto literário, para, posteriormente, propor oficinas de letramento literário embasadas no pressuposto de que ler é “inscrever-se na experiência do real e reconstruir-se como cidadão” e que a leitura é “um ato interativo e de compreensão de mundo” (MICHELETTI, 2000, p. 17). Além desse pressuposto, concebemos letramento literário como processo de construção literária de sentidos. Os resultados parciais evidenciam a importância de projetos de letramento literário para a formação inicial e para as escolas envolvidas.Downloads
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Publicado
2015-10-23
Como Citar
CORSI, M. da S.; RITTER, L. C. B.; HILA, C. V. D. PIBID Letras-Português: uma proposta de pesquisa-ação para o letramento literário. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 25, n. 1, p. 201–215, 2015. DOI: 10.5216/rp.v25i1.38229. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38229. Acesso em: 3 out. 2024.
Edição
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Artigos
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