As contribuições do PIBID ao processo de formação inicial de professores

Autores

  • Sandra Maria Albino Faculdade Dom Bosco.
  • Josiane Geremias Maganha Faculdade Dom Bosco.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v25i1.38221

Resumo

Este artigo discute os impactos do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) na Educação Básica. Dessa forma, pretendeu-se responder ao seguinte questionamento: Quais os impactos da experiência de inserção no espaço escolar dos acadêmicos da Pedagogia, durante a participação como bolsistas no Pibid? Por meio de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa buscou-se evidenciar o movimento que uma política pública bem articulada pode gerar e como a Universidade e a Escola, ao serem parceiras, tornam-se coparticipantes no processo de formação de futuros professores. Com esta finalidade, o objetivo norteador deste artigo foi compreender a importância da relação teoria-prática no processo de formação inicial, tendo como alicerce teórico as considerações de Pimenta (1996, 2005, 2010), Pimenta e Ghedin (2005), Cunha (2013) e Freire (1997), que sustentam a formação inicial aliada ao processo de articulação da relação teoria-prática. Por fim concluiu-se que a união indissociável de teoria e prática deve permear toda a ação docente para desenvolver prática pedagógica mais concreta e significativa Assim sendo, é imprescindível evidenciar as contribuições do Pibid que propõe a efetivação de uma formação inicial mais sólida, uma vez que neste projeto torna-se mais evidente a correlação entre teoria e prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Maria Albino, Faculdade Dom Bosco.

Pedagoga, mestre em Educação. Docente do Curso de Pedagogia, coordenadora pedagógica da Faculdade Dom Bosco e coordenadora Institucional do Pibid-Facdombosco.

Josiane Geremias Maganha, Faculdade Dom Bosco.

Pedagoga, especialista em Educação Especial Inclusiva. Docente do curso de Pedagogia e Educação Física da Faculdade Dom Bosco – Coordenadora de área do Subprojeto Pibid-Pedagogia-Facdombosco. josianemaganha@gmail.com

Downloads

Publicado

2015-10-23

Como Citar

ALBINO, S. M.; MAGANHA, J. G. As contribuições do PIBID ao processo de formação inicial de professores. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 25, n. 1, p. 99–112, 2015. DOI: 10.5216/rp.v25i1.38221. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38221. Acesso em: 19 mar. 2024.