As contribuições do PIBID ao processo de formação inicial de professores
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v25i1.38221Resumo
Este artigo discute os impactos do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) na Educação Básica. Dessa forma, pretendeu-se responder ao seguinte questionamento: Quais os impactos da experiência de inserção no espaço escolar dos acadêmicos da Pedagogia, durante a participação como bolsistas no Pibid? Por meio de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa buscou-se evidenciar o movimento que uma política pública bem articulada pode gerar e como a Universidade e a Escola, ao serem parceiras, tornam-se coparticipantes no processo de formação de futuros professores. Com esta finalidade, o objetivo norteador deste artigo foi compreender a importância da relação teoria-prática no processo de formação inicial, tendo como alicerce teórico as considerações de Pimenta (1996, 2005, 2010), Pimenta e Ghedin (2005), Cunha (2013) e Freire (1997), que sustentam a formação inicial aliada ao processo de articulação da relação teoria-prática. Por fim concluiu-se que a união indissociável de teoria e prática deve permear toda a ação docente para desenvolver prática pedagógica mais concreta e significativa Assim sendo, é imprescindível evidenciar as contribuições do Pibid que propõe a efetivação de uma formação inicial mais sólida, uma vez que neste projeto torna-se mais evidente a correlação entre teoria e prática.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-10-23
Como Citar
ALBINO, S. M.; MAGANHA, J. G. As contribuições do PIBID ao processo de formação inicial de professores. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 25, n. 1, p. 99–112, 2015. DOI: 10.5216/rp.v25i1.38221. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38221. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).