As contribuições do PIBID ao processo de formação inicial de professores
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v25i1.38221Resumo
Este artigo discute os impactos do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) na Educação Básica. Dessa forma, pretendeu-se responder ao seguinte questionamento: Quais os impactos da experiência de inserção no espaço escolar dos acadêmicos da Pedagogia, durante a participação como bolsistas no Pibid? Por meio de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa buscou-se evidenciar o movimento que uma política pública bem articulada pode gerar e como a Universidade e a Escola, ao serem parceiras, tornam-se coparticipantes no processo de formação de futuros professores. Com esta finalidade, o objetivo norteador deste artigo foi compreender a importância da relação teoria-prática no processo de formação inicial, tendo como alicerce teórico as considerações de Pimenta (1996, 2005, 2010), Pimenta e Ghedin (2005), Cunha (2013) e Freire (1997), que sustentam a formação inicial aliada ao processo de articulação da relação teoria-prática. Por fim concluiu-se que a união indissociável de teoria e prática deve permear toda a ação docente para desenvolver prática pedagógica mais concreta e significativa Assim sendo, é imprescindível evidenciar as contribuições do Pibid que propõe a efetivação de uma formação inicial mais sólida, uma vez que neste projeto torna-se mais evidente a correlação entre teoria e prática.Downloads
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Publicado
2015-10-23
Como Citar
ALBINO, S. M.; MAGANHA, J. G. As contribuições do PIBID ao processo de formação inicial de professores. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 25, n. 1, p. 99–112, 2015. DOI: 10.5216/rp.v25i1.38221. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38221. Acesso em: 14 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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