Experiências do PIBID da licenciatura em educação especial da UFSCAR
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v25i1.38219Resumo
O presente estudo busca comprovar se os objetivos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) estão contemplados no processo de formação inicial dos bolsistas de iniciação à docência, licenciandos do curso de Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos. O objetivo foi analisar as experiências relatadas por bolsistas em formação inicial mediante atividades no espaço escolar de duas instituições. As ações do subprojeto da licenciatura em Educação Especial possibilitam aos licenciandos trabalhar colaborativamente em sala de aula, elaborar adaptações necessárias para o aluno público-alvo da Educação Especial e também contribuir para o aprendizado dos demais alunos. Este estudo usa como metodologia a abordagem qualitativa, do tipo exploratório-descritivo, em um estudo de uma realidade local e sua especificidade. A análise e interpretação dos relatos dos bolsistas valeram-se das categorias de análise constituídas pelos objetivos do programa. As escolas selecionadas situam-se em um bairro periférico, localizado em São Carlos-SP. Os resultados ratificaram que o espaço do Pibid permitiu aos licenciandos um aprendizado prático, uma experiência de inserção profissional e identificação com a docência, bem como contribuiu para o processo de formação inicial, ao proporcionar a eles uma formação reflexiva e questionadora das situações reais da atividade docente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-10-23
Como Citar
DUARTE, M.; CAMPOS, J. A. de P. P.; VILARONGA, C. A. R. Experiências do PIBID da licenciatura em educação especial da UFSCAR. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 25, n. 1, p. 65–78, 2015. DOI: 10.5216/rp.v25i1.38219. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38219. Acesso em: 11 set. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).