Estudo das realidades, práticas pedagógicas e formação cidadã no ensino de teatro: uma experiência no PIBID-UFRN
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v25i1.38218Resumo
Como o laboratório de pesquisa do professor é a sala de aula, decidimos tomá-lo como objeto de pesquisa em nossa prática do PIBID-Teatro/UFRN junto à Escola Municipal Professor Laércio Fernandes Monteiro, Natal, RN. Ao problematizarmos a situação do ensino de teatro e como ele se efetiva na relação com os sujeitos dentro de sala de aula, optamos por iniciar pela elaboração de um planejamento curricular de teatro para as séries do Ensino Fundamental I. Em nossa pesquisa, percebemos a necessidade de abarcar, sobretudo, três eixos de trabalho: estudo das realidades, práticas pedagógicas e formação cidadã. Assim, por estudo da realidade compreendemos o momento de reconhecimento da realidade social dos sujeitos que compõem a escola. Quanto às práticas pedagógicas, tornou-se claro que estas devem estar diretamente relacionadas aos objetivos (cognitivos e culturais) a serem alcançados e à realidade dos alunos. Por fim, diante da premissa de que todas as áreas que compõem o fazer teatral (história do teatro, atuação, encenação, dramaturgia, cenografia) devem ser problematizadas ao longo dos cinco anos desse nível escolar – mediante procedimentos metodológicos que atendam às demandas –, faz-se necessário articular todos os saberes que contribuam no processo de formação de um sujeito.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-10-23
Como Citar
ARAÚJO, J. S. O. de; SILVA, I. M. da. Estudo das realidades, práticas pedagógicas e formação cidadã no ensino de teatro: uma experiência no PIBID-UFRN. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 25, n. 1, p. 47–63, 2015. DOI: 10.5216/rp.v25i1.38218. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38218. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).