Estudo das realidades, práticas pedagógicas e formação cidadã no ensino de teatro: uma experiência no PIBID-UFRN

Autores

  • José Sávio Oliveira de Araújo Professor associado do Departamento de Artes da UFRN e permanente do PPGArC.
  • Ildisnei Medeiros da Silva

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v25i1.38218

Resumo

Como o laboratório de pesquisa do professor é a sala de aula, decidimos tomá-lo como objeto de pesquisa em nossa prática do PIBID-Teatro/UFRN junto à Escola Municipal Professor Laércio Fernandes Monteiro, Natal, RN. Ao problematizarmos a situação do ensino de teatro e como ele se efetiva na relação com os sujeitos dentro de sala de aula, optamos por iniciar pela elaboração de um planejamento curricular de teatro para as séries do Ensino Fundamental I. Em nossa pesquisa, percebemos a necessidade de abarcar, sobretudo, três eixos de trabalho: estudo das realidades, práticas pedagógicas e formação cidadã. Assim, por estudo da realidade compreendemos o momento de reconhecimento da realidade social dos sujeitos que compõem a escola. Quanto às práticas pedagógicas, tornou-se claro que estas devem estar diretamente relacionadas aos objetivos (cognitivos e culturais) a serem alcançados e à realidade dos alunos. Por fim, diante da premissa de que todas as áreas que compõem o fazer teatral (história do teatro, atuação, encenação, dramaturgia, cenografia) devem ser problematizadas ao longo dos cinco anos desse nível escolar – mediante procedimentos metodológicos que atendam às demandas –, faz-se necessário articular todos os saberes que contribuam no processo de formação de um sujeito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Sávio Oliveira de Araújo, Professor associado do Departamento de Artes da UFRN e permanente do PPGArC.

Pós-Doutorado na University of Britsh Columbia (2008-2009). Doutor (2001-2005) e mestre (1995- 1997) em Educação pelo PPGEd/UFRN. Graduando em Educação Artística pela UFRN (1995). Professor associado do Departamento de Artes da UFRN e permanente do PPGArC. Coordenador do PIBID UFRN Subprojeto Teatro (2012-).

Ildisnei Medeiros da Silva

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – PPGArC da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN (2014-), licenciando em Teatro na UFRN (2011-), e licenciado em História pela Universidade Potiguar – UNP (2009-2012).

Downloads

Publicado

2015-10-23

Como Citar

ARAÚJO, J. S. O. de; SILVA, I. M. da. Estudo das realidades, práticas pedagógicas e formação cidadã no ensino de teatro: uma experiência no PIBID-UFRN. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 25, n. 1, p. 47–63, 2015. DOI: 10.5216/rp.v25i1.38218. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38218. Acesso em: 19 mar. 2024.