O PIBID, a geografia e as estratégias de ensino

Autores

  • Cláudio José Bertazzo Professor adjunto II na UFG-Regional Catalão.
  • Izabella Peracini Bento Professora adjunta na UFG – Regional Catalão.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v25i1.38217

Resumo

As evidências da deterioração dos modelos clássicos do ensino de geografia nos impelem a considerar ações, intervenções e realizações no âmbito do PIBID como fontes da criação/recriação e remodelação de estratégias para o ensino da geografia escolar. A reflexividade acerca das práticas pibidianas e suas concepções didáticas objetivam entender e interpretar situações de aprendizagem na educação básica e a influência que promove na formação de professores de geografia. O percurso metodológico incluiu observação participante e intervenções didáticas, a partir da leitura de autores com firmes vivências no ensino e formação de professores. Avaliações preliminares estão a validar as escolhas metodológicas e permitem avançar e aperfeiçoar o projeto desenhado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudio José Bertazzo, Professor adjunto II na UFG-Regional Catalão.

Bacharel, licenciado e mestre em Geografia pela UFRGS. Doutor em Geografia pela UNESP-Presidente Prudente. Professor adjunto II na UFG-Regional Catalão.

Izabella Peracini Bento, Professora adjunta na UFG – Regional Catalão.

Bacharel e licenciada em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás). Mestre e doutora em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (IESA/UFG) – Câmpus Goiânia. Professora adjunta na UFG. Regional Catalão.

Downloads

Publicado

2015-10-23

Como Citar

BERTAZZO, C. J.; BENTO, I. P. O PIBID, a geografia e as estratégias de ensino. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 25, n. 1, p. 35–45, 2015. DOI: 10.5216/rp.v25i1.38217. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38217. Acesso em: 19 mar. 2024.