Experiências do PIBID FILOSOFIA da UFSM no projeto “O homem e a tecnologia no século XXI”
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v25i1.38213Resumo
As questões relativas ao ensino de filosofia e às tecnologias da informação e da comunicação (TIC) aparecem nos últimos anos como uma das preocupações dos professores e pesquisadores da área do ensino de filosofia. Esta pesquisa tem como objetivo a problematização das questões relativas aos limites e possibilidades de refletir, debater e utilizar as TIC no âmbito do ensino de filosofia no ensino médio. A principal fonte das discussões sobre a temática foram as reflexões produzidas pelos bolsistas que fizeram parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no ano de 2012. Tais bolsistas desenvolveram oficinas em duas escolas estaduais de Santa Maria, RS, sobre a temática “O homem e a tecnologia no século XXI”. Como resultados desta pesquisa, destacamos a contribuição do programa PIBID para a formação inicial e continuada dos professores de filosofia, no sentido de proporcionar não apenas o contato com a sala de aula e o exercício da docência, mas também o movimento de pensar filosoficamente sobre as questões acerca da realidade da escola que ainda se conserva dentro dos moldes tradicionais e apresenta certas resistências à chegada do novo e deste novo jovem que está imerso na cultura do virtual. Esta pesquisa pretende ser uma contribuição para as discussões filosóficas acerca da temática das TIC na aula de filosofia.Downloads
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Publicado
2015-10-23
Como Citar
MORAES, S. B. A.; TOMAZETTI, E. M. Experiências do PIBID FILOSOFIA da UFSM no projeto “O homem e a tecnologia no século XXI”. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 25, n. 1, p. 19–34, 2015. DOI: 10.5216/rp.v25i1.38213. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38213. Acesso em: 5 nov. 2024.
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Artigos
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