Experiências do PIBID FILOSOFIA da UFSM no projeto “O homem e a tecnologia no século XXI”

Autores

  • Simone Becher Araujo Moraes Doutorando em Educação na UFSM.
  • Elisete Medianeira Tomazetti Professora Dra. do programa de Pós-Graduação da UFSM.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v25i1.38213

Resumo

As questões relativas ao ensino de filosofia e às tecnologias da informação e da comunicação (TIC) aparecem nos últimos anos como uma das preocupações dos professores e pesquisadores da área do ensino de filosofia. Esta pesquisa tem como objetivo a problematização das questões relativas aos limites e possibilidades de refletir, debater e utilizar as TIC no âmbito do ensino de filosofia no ensino médio. A principal fonte das discussões sobre a temática foram as reflexões produzidas pelos bolsistas que fizeram parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no ano de 2012. Tais bolsistas desenvolveram oficinas em duas escolas estaduais de Santa Maria, RS, sobre a temática “O homem e a tecnologia no século XXI”. Como resultados desta pesquisa, destacamos a contribuição do programa PIBID para a formação inicial e continuada dos professores de filosofia, no sentido de proporcionar não apenas o contato com a sala de aula e o exercício da docência, mas também o movimento de pensar filosoficamente sobre as questões acerca da realidade da escola que ainda se conserva dentro dos moldes tradicionais e apresenta certas resistências à chegada do novo e deste novo jovem que está imerso na cultura do virtual. Esta pesquisa pretende ser uma contribuição para as discussões filosóficas acerca da temática das TIC na aula de filosofia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-10-23

Como Citar

MORAES, S. B. A.; TOMAZETTI, E. M. Experiências do PIBID FILOSOFIA da UFSM no projeto “O homem e a tecnologia no século XXI”. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 25, n. 1, p. 19–34, 2015. DOI: 10.5216/rp.v25i1.38213. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38213. Acesso em: 21 nov. 2024.