Memória, identidade cultural e literatura: possibilidades de diálogos
Resumo
Serão apresentados os resultados de uma pesquisa de caráter bibliográfico e exploratório, enfocando, prioritariamente, a atividade com os gêneros de caráter confessional. Dois são os temas principais que circundam toda ainvestigação - identidade cultural e memória – que, além de terem uma base teórica que os fundamenta, são o substratopara a composição das atividades práticas propostas.O problema que norteou o estudo visou a esclarecer em que medida o trabalho com os gêneros confessionais, e em especial aqueles que trazem a memória como centro de discussão, pode auxiliar os alunos a apreender que suas identidades fazem parte de um emaranhado de relações sociais, caracterizando, assim, não uma identificação homogênea e estanque, mas identidades culturais. Este empreendimento versa, portanto, sobre uma dassequências didáticas configuradora do produto educacional da pesquisa, elaborada e aplicada durante o estágio do programa de MestradoProfissional da UTFPR LONDRINA. Foi utilizado, como corpus principal, o romance Vermelho Amargo, de Bartolomeu Campos de Queirós, e os dados coletados mostraram a importância de serem adotadas práticas pedagógicas que tivessem como principal fundamento o trabalho com as vivências dos alunos, revelando uma infinidade de possibilidades, trazendo o educando para o centro da aprendizagem.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-10-21
Como Citar
OLIVEIRA, D. da S. de; OLIVEIRA, M. M. Memória, identidade cultural e literatura: possibilidades de diálogos. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 25, n. 2, p. 349–354, 2015. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38186. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Relatos de Experiências
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).