As apropriações ocorridas na implementação do portfólio educacional no ensino de ciências físicas e biológicas
Resumo
Este trabalho investigou as possibilidades reais de construção do conhecimento por meio deuma metodologia de ensino fundamentada na aprendizagem colaborativa. Para viabilizar a investigação foi desenvolvida uma unidade didática composta de duas sequências didáticas propondo o uso do portfólio educacional, versão manual e digital, para estruturar e sistematizar o processo de construção e produção de saberes, dos conteúdos apresentados nas Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná (2008), para o 9º ano do ensino fundamental da disciplina de Ciências Físicas e Biológicas: Leis de Kepler e o Movimento dos Planetas e Energia. A unidade foi aplicada no Colégio Estadual Professora Adélia Dionísia Barbosa – Ensino Fundamental e Médio, localizado na cidade de Londrina, região norte do estado do Paraná, com a turma do período matutino, no período de fevereiro a abril de 2014, composta por 29 alunos, sendo 11 meninas e 18 meninos. A metodologia adotada teve abordagem qualitativa combinada à técnica da observação e exploração, para evidenciar as facilidades e dificuldades de aprendizagem dos alunos. Verificou-se que ações socializadoras dos saberes em sala de aula, integradas aos princípios da aprendizagem colaborativa, envolvendo a cooperação, participação e compartilhamento potencializaram o processo de aprendizagem tornando a aquisição doconhecimento viável, prazerosa e promissora. Estes aspectos foram observados nas produções de textos, wikis, criação de jogos lúdicos e relatório escrito. Identificou-se que os momentos de conversação das atividades em grupo suscitam discussões e possibilitam uma atuação ativa dentro do processo de aprendizagem, melhorando a capacidade de argumentar, criando habilidades direcionadas à produção por autoria, refletindo positivamente na sua estruturação cognitiva. A boa interação do estudante com o professor reflete na segurança daquele em formular perguntas, encoraja a encontrar junto com os demais integrantes do grupo as possíveis respostas e facilita o processo de ressignificação constantes de construção e produção dos conhecimentos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-10-21
Como Citar
SANTOS, E. M.; FREITAS, K. R. de. As apropriações ocorridas na implementação do portfólio educacional no ensino de ciências físicas e biológicas. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 25, n. 2, p. 325–332, 2015. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38183. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Relatos de Experiências
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).