Formação de professores do AEE na APAE Goiânia – contribuições do saber filosófico para a formação ética
Resumo
O presente projeto partiu do seguinte problema de pesquisa: de que modos os saberes filosóficos têm servido ao cotidiano profissional do professor de Atendimento Educacional Especializado, cujos alunos apresentam deficiências, para que ele ressignifique suas práticas? Propõe-se investigar os saberes filosóficos que permeiam a prática pedagógica dos professores do Atendimento Educacional Especializado na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Goiânia com o objetivo de desvelar quais deles são produzidos, ressignificados e refletidos a partir dos cursos de formação. Tomam-se por base teórica autores como Kant, Terezinha Rios, Claudio Carbonara, Kuiava, Evaldo A. Sangalli e Tardif para abordar aspectos sobre a relação entre educação e filosofia, formação docente e ética, responsabilidade da prática docente e sobre a concepção de aluno especial. A metodologia compreende estudo bibliográfico, na análise de documentos e na discussão dos dados colhidos, e pesquisa empírica (questionário) com professores. Na revisão bibliográfica constata-se indissociabilidade entre educação e ética. Os dados documentais e empíricos estão em fase de análise. Espera-se que as práticas pedagógicas criem um espaço que promova conscientização e postura ética na comunidade escolar de modo a contribuir para o saber ouvir, saber pensar e saber conviver com a diversidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-10-21
Como Citar
SANTOS, M. C. M. O.; SCHULZ, A. Formação de professores do AEE na APAE Goiânia – contribuições do saber filosófico para a formação ética. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 25, n. 2, p. 303–308, 2015. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38180. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Relatos de Experiências
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).