O uso da webquest: um recurso didático no ensino de ciências interdisciplinares para a formação continuada de professores
Resumo
O presente trabalho tem a intenção de elaborar e aplicar uma proposta educacional interdisciplinar que se utiliza da webquest, uma ferramenta multimídia pedagógica, na formação de professores. A questão desencadeadora é: o instrumento possibilita a construção e reelaboração do planejamento didático, permitindo ao educador qualificar sua prática pedagógica e promover o acesso às novas possibilidades de aprendizagem? Neste contexto, o objetivo central da pesquisa é investigar em que medida tal produto educacional poderá contribuir na formação continuada de professores. Especificamente, pretende analisar as práticas pedagógicas dos sujeitos da pesquisa em torno do instrumento em vista da elaboração e aplicação de uma unidade didática de ciências em uma perspectiva interdisciplinar. O foco está em delinear os avanços e os limites dessa ferramenta educacional quanto ao processo de ensino e aprendizagem de ciências em uma perspectiva interdisciplinar. A relevância deste estudo está em contrapor uma pedagogia tradicional, propondo um ensino interdisciplinar mediante uma nova estratégia educacional, em especial no ensino de ciências, em vista da formação de professores. O marco teórico elenca a formação de professores na visão de Nóvoa (2009), a interdisciplinaridade em Gadotti (2000), o processo de alfabetização científica segundo Lorenzetti e Delizoicov (2001) e a webquest na perspectiva de Dodge (1995). A metodologia privilegia uma abordagem qualitativa em vista da elaboração, aplicação e disponibilização da unidade didática de ciências na webquest e em seu processo de análise e interpretação dos dados. Para isso, investiga um grupo de professores do ensino fundamental, da prefeitura de Londrina. Ainda que este estudo esteja em andamento, alguns momentos da pesquisa já foram delineados tais como a revisão bibliográfica, o apoio teórico e a seleção de materiais para elaboração do produto educacional junto aos sujeitos da pesquisa.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-10-21
Como Citar
SCHURCH, G. P.; ROCHA, Z. de F. D. C. O uso da webquest: um recurso didático no ensino de ciências interdisciplinares para a formação continuada de professores. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 25, n. 2, p. 295–302, 2015. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38179. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Relatos de Experiências
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).