Projeto Genus: uma ferramenta pedagógica para auxiliar no processo ensino-aprendizagem de genética
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v25i2.38167Resumo
Este trabalho tem por objetivo a produção de um objeto educacional no formato de jogo didático, intitulado “Projeto Genus”. Este busca ser um material de apoio e recurso facilitador para a compreensão da genética mendeliana clássica. Trata-se de produto referente a mestrado profissional desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica – PPGFCET – da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Os jogos demonstram ser excelentes alternativas metodológicas e motivacionais que solidificam a construção do conhecimento científico, bem como proporcionam uma interação de maior qualidade entre alunos e professores, estimulando relações cooperativas entre os envolvidos. Considerando o aspecto educacional, utilizamos como princípios pedagógicos norteadores a aprendizagem significativa e as metodologias ativas aplicadas na fixação dos conhecimentos teóricos a respeito da genética mendeliana clássica trabalhada no ensino médio. A compreensão dos fenômenos hereditários é constantemente referenciada como ponto de grande dificuldade dos educandos. O “Projeto Genus” foi concebido para diminuir essas dificuldades, estabelecendo uma dinâmica de jogo de ficção científica – inspirada em conceitos de “gamificação” – com temas de exercícios tradicionais, o que permite aos alunos interagir e promover transformações que visam a torná-los protagonistas do seu processo de aprendizagem.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-10-21
Como Citar
BEZERRA JR, A.; DOLIVEIRA, H. S. D. Projeto Genus: uma ferramenta pedagógica para auxiliar no processo ensino-aprendizagem de genética. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 25, n. 2, p. 165–180, 2015. DOI: 10.5216/rp.v25i2.38167. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38167. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).