Espia lá - Mato Grosso – aplicativo educacional em dispositivo móvel para a formação continuada de professores
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v25i2.38157Resumo
A Universidade Federal de Mato Grosso no ano de 2010 passou a ofertar o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais visando contribuir na instrumentalização de técnicas e teorias de ensino do professor de Biologia, Ciências, Física e Química em condições reais de sala de aula. Desde então vem desenvolvendo produtos educacionais que vão ao encontro das necessidades didático-pedagógicas dos docentes que continuam seu exercício profissional enquanto valorizam sua formação continuada. Neste sentido, este trabalho objetiva mapear os produtos das dissertações da área de Ensino de Ciências Naturais do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais da UFMT defendidas no período de 2012 a 2014. A pesquisa foi operacionalizada por meio de um estudo bibliográfico documental do Banco de Dissertações e Banco de Produtos Educacionais do PPGECN/UFMT. A partir desse material, os dados foram organizados em tabelas e fichas analíticas e posteriormente como fontes para um sistema de informação para aparelhos celulares com sistema operacional Android 4.0 ou superior, proporcionando aos professores do Ensino Médio, acesso facilitado, de acordo com a área, às produções do programa, utilizando um recurso moderno que, depois de instalado, independe da internet para seu uso, bem como proporcionar ampliação das informações como banco de dados, com estrutura para organizar aulas, apresentações, palestras, etc. O presente aplicativo está em desenvolvimento e será utilizado e avaliado por professores de Biologia, Física e Química de uma escola da rede estadual de ensino, localizada em Cuiabá-MT, como formação continuada na sala do educador, entre abril e maio de 2015 e a análise dos resultados será feita através de questionário.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-10-21
Como Citar
DARON, Érika C. de A. S. K.; SOARES, E. C.; BARROS, M. P. Espia lá - Mato Grosso – aplicativo educacional em dispositivo móvel para a formação continuada de professores. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 25, n. 2, p. 151–163, 2015. DOI: 10.5216/rp.v25i2.38157. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38157. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).