Um produto educacional para o uso da história da ciência nas aulas de biologia
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v25i2.38156Resumo
O presente trabalho propõe o uso da História da Ciência para auxiliar na prática docente quanto à abordagem de questões como a origem do universo, origem da vida, teorias evolucionistas e evidências da evolução nas aulas de Biologia. O uso da História da Ciência vem demonstrando ser um forte aliado, trazendo para o aluno a relação da Igreja com a Ciência desde os primórdios até a atualidade, tornando perceptível que esse conflito não é de hoje e que, dependendo do tempo histórico, nem sempre foi tão conflituoso assim. O interesse por essa temática surge dos entraves encontrados no ensino de Biologia para o Ensino Médio, em que alunos frequentemente duvidavam das teorias científicas e expressam claramente o repúdio pela Ciência, e a convicção dos seus conceitos religiosos. A partir daí ficou claro que era necessário um preparo do docente para lidar com essas questões, buscando não ultrapassar a linha tênue que separa Ciência de Religião e sem ferir as crenças do alunado, respeitando a sala de aula como espaço multicultural. Ao longo da experimentação nas aulas, o uso da História e da Ciência mostrou ser uma boa alternativa para a construção de uma dinâmica que fosse ao mesmo tempo informativa e promotora da tolerância. Foi pensando nessas questões que propomos a elaboração da dissertação “Uma relação perigosa? Quando ciência e religião se encontram na sala de aula” e, como produto, um livro contendo uma breve História da Ciência, dando ênfase à relação com a Religião de forma resumida, e uma sequência didática de como usá-la em sala de aula, além de sugestões de atividades e leituras. Todas as atividades sugeridas e as sequências foram testadas em sala de aula, despertando o interesse do aluno e o envolvimento deste durante o processo de ensino-aprendizagem.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-10-21
Como Citar
COSTA, J. C. F. da; DECCACHE-MAIA, E. Um produto educacional para o uso da história da ciência nas aulas de biologia. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 25, n. 2, p. 135–149, 2015. DOI: 10.5216/rp.v25i2.38156. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38156. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).