E-book – dupla hélice: a construção de um conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v25i2.38155Resumo
A presente análise visou abordar a relevância da História da Ciência para a prática da Educação em Ciência, no Ensino Médio, para professores de Biologia. Considerando significativa a ideia de que a aprendizagem das ciências deverá ser acompanhada por uma aprendizagem sobre as ciências, isto é, sobre as dimensões históricas, filosóficas e culturais da ciência (MONK; OSBORNE, 1997), Goulart (2005) aborda que o processo histórico de construção de conceitos de uma ciência revela a lógica do pensamento nessa ciência. Segundo Matheus (1992), no que diz respeito à formação de professores, a inserção da História da Ciência no ensino de Ciência pode contribuir na formação de professores, fazendo com que se apropriem do desenvolvimento da Ciência para compreensão dos conteúdos científicos. Esse trabalho tem como objetivo geral analisar os resultados de uma atividade didática utilizando o e-book ”Dupla-Hélice: A construção de um conhecimento”. Nesse artigo serão apresentados os resultados preliminares da pesquisa, referentes ás concepções de duas professoras de Biologia sobre aspectos da História da Ciência. Os resultados demonstram que sem conhecerem a História da Ciência, os professores são influenciadas por concepções que são ultrapassadas, empiristas, dependentes de abordagem experimental. A linearidade no processo do conhecimento se faz presente na análise. As duas professoras são favoráveis á utilização da História da Ciência no ensino de Biologia, pois, segundo elas, a História da Ciência ajuda na compreensão do processo de aprendizagem no contexto histórico e humaniza a Ciência. Outro ponto a ressaltar na análise, citado pelas professoras, é a carência de cursos e materiais contendo episódios históricos no ensino de Biologia, o que dificulta a prática docente no ensino de História da Ciência. Os resultados obtidos nesta parte da investigação confirmaram a expectativa inicial de que é possível introduzir conteúdos contendo episódios de História da Ciência no ensino de Biologia.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-10-21
Como Citar
FERREIRA, M. de J.; ANDRADE, M. A. B. S. de. E-book – dupla hélice: a construção de um conhecimento. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 25, n. 2, p. 119–133, 2015. DOI: 10.5216/rp.v25i2.38155. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38155. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).