Da realidade à inclusão: uma investigação acerca da aprendizagem e do desenvolvimento do/a aluno/a com transtornos do espectro autista – TEA nas séries iniciais do I segmento do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v25i2.38149Resumo
Esta investigação se propõe a analisar o momento da inclusão escolar de crianças com Transtornos do Espectro do Autismo matriculadas no I Segmento do Ensino Fundamental em uma escola pública comum da Cidade do Rio de Janeiro. Maisespecificamente, nosso objetivo será responder, a princípio, às seguintes questões: 1. Antes de chegarem ao primeiro segmento do ensino fundamental, que suportes tiveram como estimulação e apoio ao desenvolvimento? 2. Estes alunos cursaram a Educação Infantil? 3. Que recursos são utilizados no Ensino Fundamental para favorecer sua aprendizagem e desenvolvimento? De acordo com o DSM-V, os Transtornos do Espectro Autista – TEA englobam todos aqueles sujeitos diagnosticados com o transtorno autista, transtorno de Asperger e Invasivo do desenvolvimento sem outra especificação cujo critério diagnóstico compromete duas grandes áreas, podendo se apresentar com diferentes graus de severidade. Intervenções precoces adequadas podem favorecer o desenvolvimento da linguagem, interação social e diminuição de problemas de comportamento. Vigostki (In: Oliveira, 1992) ressalta que o ser humano constitui-se a partir da sua relação com o outro. A cultura torna-se parte da natureza humana, com isto as funções psicológicas superiores do homem são construídas a partir da sua história social, ou seja, na sua relação com o mundo. Esta é mediada através de instrumentos e signos desenvolvidos culturalmente, sendo a aquisição da linguagem um dos marcos mais importantes.A pesquisa encontra-se em sua fase inicial de desenvolvimento. Faremos uma pesquisa exploratória de cunho descritivo. A metodologia seguirá os pressupostos qualitativos com base na pesquisa participante, utilizando critérios da pesquisa-ação. Utilizaremos instrumentos como entrevistas semi-estruturadas e relatórios de visitas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-10-21
Como Citar
NASCIMENTO, F. F. do; CRUZ, M. L. R. M. Da realidade à inclusão: uma investigação acerca da aprendizagem e do desenvolvimento do/a aluno/a com transtornos do espectro autista – TEA nas séries iniciais do I segmento do ensino fundamental. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 25, n. 2, p. 51–66, 2015. DOI: 10.5216/rp.v25i2.38149. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38149. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).