O estágio supervisionado como espaço de aprimoramento da formação docente: o caso de uma universidade tecnológica brasileira

Autores

  • Rossana Aparecida Finau Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Andréia de Fátima Rutiquewiski Gomes Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
  • Luciana Pereira da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v24i2.37951

Resumo

Este trabalho se propôs avaliar o processo operacional da disciplina de Estágio em Língua Portuguesa do Curso de Letras da UTFPR, a fim de verificar se os resultados alcançados nessa disciplina dão conta de aprimorar a formação docente. Por se tratar de pesquisa orientada pelo viés qualitativo, o conjunto de ações de professores e estagiários, a produção de material didático e os discursos produzidos pelos estagiários, documentados em forma de relatório final, foram considerados como dados para análise. Esse material forneceu indicadores para os quais esta pesquisa se voltou para interpretar as soluções dadas por esses atores sociais, diante de problemas relacionados ao ensino de língua materna. O direcionamento teórico adotado para essa investigação opera com conceitos e constructos que orientaram o processo de estágio: a concepção de linguagem de base dialógica, notadamente bakhtiniana, o conceito de letramento de múltiplo (ROJO, 2009) e a concepção de gêneros textuais de Bronckart (1997) e Dolz e Schneuwly (2004). Tal investigação teve com resultado a alteração do próprio processo de estágio com a proposição de uma sequência didática diferenciada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-10-08

Como Citar

FINAU, R. A.; GOMES, A. de F. R.; SILVA, L. P. da. O estágio supervisionado como espaço de aprimoramento da formação docente: o caso de uma universidade tecnológica brasileira. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 24, n. 2, p. 199–216, 2015. DOI: 10.5216/rp.v24i2.37951. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/37951. Acesso em: 19 nov. 2024.