O estágio supervisionado como espaço de aprimoramento da formação docente: o caso de uma universidade tecnológica brasileira
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v24i2.37951Resumo
Este trabalho se propôs avaliar o processo operacional da disciplina de Estágio em Língua Portuguesa do Curso de Letras da UTFPR, a fim de verificar se os resultados alcançados nessa disciplina dão conta de aprimorar a formação docente. Por se tratar de pesquisa orientada pelo viés qualitativo, o conjunto de ações de professores e estagiários, a produção de material didático e os discursos produzidos pelos estagiários, documentados em forma de relatório final, foram considerados como dados para análise. Esse material forneceu indicadores para os quais esta pesquisa se voltou para interpretar as soluções dadas por esses atores sociais, diante de problemas relacionados ao ensino de língua materna. O direcionamento teórico adotado para essa investigação opera com conceitos e constructos que orientaram o processo de estágio: a concepção de linguagem de base dialógica, notadamente bakhtiniana, o conceito de letramento de múltiplo (ROJO, 2009) e a concepção de gêneros textuais de Bronckart (1997) e Dolz e Schneuwly (2004). Tal investigação teve com resultado a alteração do próprio processo de estágio com a proposição de uma sequência didática diferenciada.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-10-08
Como Citar
FINAU, R. A.; GOMES, A. de F. R.; SILVA, L. P. da. O estágio supervisionado como espaço de aprimoramento da formação docente: o caso de uma universidade tecnológica brasileira. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 24, n. 2, p. 199–216, 2015. DOI: 10.5216/rp.v24i2.37951. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/37951. Acesso em: 10 set. 2024.
Edição
Seção
Outros Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).