Desconstruindo as “verdades absolutas”: a importância da elaboração e reelaboração do conhecimento na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v24i2.37949Resumo
Este artigo é o resultado de um projeto elaborado em 2013 pelas professoras Ana Cecília S. Carvalho e Rafaela M. Ramos, no Cepae, unidade de Educação Infantil da UFG. O projeto, intitulado Curiosidades: você sabia?, foi desenvolvido com crianças de quatro a cinco anos. No decorrer do projeto, foi possível perceber o quanto os conhecimentos prévios elaborados pelas crianças em seu contexto social-familiar são tratados por elas como “verdades absolutas”. Mostraremos neste artigo qual foi e como se efetivou a realização deste estudo e, por essa via, discutiremos concepções sobre a importância da desconstrução das chamadas verdades absolutas para a reelaboração de novos conhecimentos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-10-08
Como Citar
CARVALHO, A. C. S.; RAMOS, R. de M. Desconstruindo as “verdades absolutas”: a importância da elaboração e reelaboração do conhecimento na Educação Infantil. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 24, n. 2, p. 177–185, 2015. DOI: 10.5216/rp.v24i2.37949. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/37949. Acesso em: 12 set. 2024.
Edição
Seção
Outros Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).