Distintos olhares sobre a diversidade étnico-cultural no ambiente escolar

Autores

  • Ramires Fonseca Silva Professor supervisor do Pibid/Filosofia/UFBA.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v24i2.37947

Resumo

O presente trabalho tem como propósito investigar a negação da aceitabilidade de valores civilizatórios africanos no universo educacional atual, irradiando práticas de um racismo dissimulado que tem como consequência principal inibir a formação de uma identidade já comprometida historicamente. Para isso, procede-se a um recorte na literatura disponível sobre o tema, a fim de realizar uma leitura crítica. A investigação aponta para a necessidade de se rediscutir os elementos estruturantes da identidade afro-brasileira e as barreiras constituídas historicamente, em virtude do desconhecimento da pluralidade democrática no ambiente educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ramires Fonseca Silva, Professor supervisor do Pibid/Filosofia/UFBA.

Licenciado e bacharel em Filosofia pela Universidade Católica do Salvador e professor supervisor do Pibid/Filosofia/UFBA.

Downloads

Publicado

2015-10-08

Como Citar

SILVA, R. F. Distintos olhares sobre a diversidade étnico-cultural no ambiente escolar. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 24, n. 2, p. 139–154, 2015. DOI: 10.5216/rp.v24i2.37947. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/37947. Acesso em: 15 ago. 2022.