O financiamento da educação básica brasileira: os desafios da gestão dos poucos recursos nas escolas públicas

Autores

  • Nelson Cardoso Amaral UFG

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v24i1.34132

Resumo

O estudo apresenta uma análise da proposta de novo PNE que consta do PL 8.035/2010, no que se refere ao eixo expansão?qualidade?financiamento. São discutidos cinco referenciais de qualidade, vinculada ao financiamento: o do MEC; do Inep; da Undime; do CAQi; e da OCDE. É examinada a desigualdade social brasileira e pode?se inferir que há um limite à expansão do setor privado, o que conduz à conclusão de que o Brasil precisa elevar o volume de recursos públicos aplicados no processo educacional como percentual do Produto Interno Bruto; apresenta?se, então, a visão da aplicação de recursos financeiros equivalentes a 10% do PIB.

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Biografia do Autor

Nelson Cardoso Amaral, UFG

Doutor em Educação pela UNIMEP, Professor na Universidade Federal de Goiás.

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Publicado

2015-02-24

Como Citar

AMARAL, N. C. O financiamento da educação básica brasileira: os desafios da gestão dos poucos recursos nas escolas públicas. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 24, n. 1, p. 189–208, 2015. DOI: 10.5216/rp.v24i1.34132. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/34132. Acesso em: 2 nov. 2024.