O financiamento da educação básica brasileira: os desafios da gestão dos poucos recursos nas escolas públicas
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v24i1.34132Resumo
O estudo apresenta uma análise da proposta de novo PNE que consta do PL 8.035/2010, no que se refere ao eixo expansão?qualidade?financiamento. São discutidos cinco referenciais de qualidade, vinculada ao financiamento: o do MEC; do Inep; da Undime; do CAQi; e da OCDE. É examinada a desigualdade social brasileira e pode?se inferir que há um limite à expansão do setor privado, o que conduz à conclusão de que o Brasil precisa elevar o volume de recursos públicos aplicados no processo educacional como percentual do Produto Interno Bruto; apresenta?se, então, a visão da aplicação de recursos financeiros equivalentes a 10% do PIB.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-02-24
Como Citar
AMARAL, N. C. O financiamento da educação básica brasileira: os desafios da gestão dos poucos recursos nas escolas públicas. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 24, n. 1, p. 189–208, 2015. DOI: 10.5216/rp.v24i1.34132. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/34132. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Outros Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).