A formação humana na adolescência numa perspectiva do não uso de drogas
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v24i1.34128Resumo
Este artigo apresenta uma experiência desenvolvida durante as atividades de Orientação Educacional em uma turma do 9º ano no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco, composta de 30 adolescentes de ambos os sexos. O tema “Drogas na Adolescência” é abordado na perspectiva do desenvolvimento integral do aluno e do processo de formação humana na escola, enfatizando a valorização do indivíduo e as relações estabelecidas nos grupos sociais de referência. Relaciona as metas formativas da Orientação Educacional aos pressupostos e objetivos norteadores da Política Nacional sobre Drogas, destacando as diretrizes que objetivam a prevenção. As atividades de dinâmica de grupo, desenvolvidas semanalmente, em seis encontros, avançaram para além da discussão sobre os tipos de drogas e os efeitos do seu uso, priorizando o desenvolvimento de competências e valores que favoreçam aos adolescentes uma tomada de consciência frente aos fatores de riscos e de proteção relacionados ao uso de drogas. A experiência favoreceu o aprofundamento da temática abordada, a valorização da orientação familiar, o questionamento das informações veiculadas nas diferentes mídias, o exercício do diálogo em sala de aula, o estabelecimento de novas relações e de autonomia em relação ao conhecimento no que se refere ao uso das drogas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-02-24
Como Citar
BRANDÃO, M. M. R. T. A formação humana na adolescência numa perspectiva do não uso de drogas. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 24, n. 1, p. 117–134, 2015. DOI: 10.5216/rp.v24i1.34128. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/34128. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Outros Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).