Eleições e candidatos vistos pelos alunos do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v24i1.34126Resumo
O relato apresenta uma experiência com alunos do 8º ano do ensino fundamental de uma escola municipal carioca, localizada na interseção dos bairros Fazenda Botafogo e Acari ? este último com um dos menores IDH do município. No período das eleições municipais de 2008, foi proposta aos alunos com 16 anos ou mais uma pesquisa de intenção de voto, objetivando captar as impressões sobre os limites e possibilidades da atuação do prefeito e quais os problemas que mais necessitariam de sua atenção. Os resultados indicaram o quão distantes estão os futuros eleitores da compreensão do papel básico do governante, além de reforçar o desequilíbrio entre os poderes Executivo (visto como todo poderoso) e Legislativo, característica de nossa formação patrimonialista. Isso expressa, em nível micro, a realidade do conjunto dos eleitores brasileiros.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-02-24
Como Citar
ARAUJO, M. da S. Eleições e candidatos vistos pelos alunos do ensino fundamental. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 24, n. 1, p. 83–104, 2015. DOI: 10.5216/rp.v24i1.34126. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/34126. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).