Eleições e candidatos vistos pelos alunos do ensino fundamental

Autores

  • Marcelo da Silva Araujo Professor de Sociologia do Colégio Pedro II do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v24i1.34126

Resumo

O relato apresenta uma experiência com alunos do 8º ano do ensino fundamental de uma escola municipal carioca, localizada na interseção dos bairros Fazenda Botafogo e Acari ? este último com um dos menores IDH do município. No período das eleições municipais de 2008, foi proposta aos alunos com 16 anos ou mais uma pesquisa de intenção de voto, objetivando captar as impressões sobre os limites e possibilidades da atuação do prefeito e quais os problemas que mais necessitariam de sua atenção. Os resultados indicaram o quão distantes estão os futuros eleitores da compreensão do papel básico do governante, além de reforçar o desequilíbrio entre os poderes Executivo (visto como todo poderoso) e Legislativo, característica de nossa formação patrimonialista. Isso expressa, em nível micro, a realidade do conjunto dos eleitores brasileiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo da Silva Araujo, Professor de Sociologia do Colégio Pedro II do Rio de Janeiro

Professor de Sociologia do Colégio Pedro II e ex?professor de História da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Uma primeira versão deste texto foi originalmente apresentada no Congresso Nacional de Ensino Fundamental, ocorrido entre os dias 29 de setembro e 2 de outubro de 2009, no Colégio Pedro II/RJ, sob o título “Política, pesquisa de opinião e autoconhecimento: eleições e candidatos vistos pelos alunos do Ensino Fundamental”.

Downloads

Publicado

2015-02-24

Como Citar

ARAUJO, M. da S. Eleições e candidatos vistos pelos alunos do ensino fundamental. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 24, n. 1, p. 83–104, 2015. DOI: 10.5216/rp.v24i1.34126. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/34126. Acesso em: 19 nov. 2024.