As representações dos estudantes do Instituto Federal de Educação do Espírito Santo – Campus Colatina acerca das disciplinas de Sociologia e Filosofia em cursos técnicos integrados ao ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v24i1.34125Resumo
Apresenta?se uma análise comparativa das Representações Sociais (RS) de estudantes do Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (Ifes) ? Campus Colatina sobre as disciplinas de Sociologia e de Filosofia, oferecidas em cursos técnicos integrados com o ensino médio regular. A metodologia foi baseada em pesquisa bibliográfica, documental e empírica quali?quantitativa. Para a coleta de dados, foram aplicados questionários semi?estruturados a estudantes dos cursos técnicos de edificações e de administração. Foi utilizada a técnica de associação livre de ideias ou palavras para os objetos “disciplina de Sociologia” e “disciplina de Filosofia”. A análise dos dados foi apoiada no modelo teórico das RS de Serge Moscovici e Jean?Claude Abric e nas abordagens histórico?críticos de autores como Gaudêncio Frigotto e Maria Ciavatta. Os resultados dessas pesquisas evidenciaram que as RS dos estudantes provêm do currículo praticado. A análise confirmou que a forma como ambas as disciplinas estão inseridas contribui para a invisibilidade de suas especificidades, como um empreendimento intelectual marginal.Downloads
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Publicado
2015-02-24
Como Citar
BERNARDINO, R. V.; MODESTO, S. L. As representações dos estudantes do Instituto Federal de Educação do Espírito Santo – Campus Colatina acerca das disciplinas de Sociologia e Filosofia em cursos técnicos integrados ao ensino médio. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 24, n. 1, p. 67–81, 2015. DOI: 10.5216/rp.v24i1.34125. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/34125. Acesso em: 11 nov. 2024.
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Artigos
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