As representações dos estudantes do Instituto Federal de Educação do Espírito Santo – Campus Colatina acerca das disciplinas de Sociologia e Filosofia em cursos técnicos integrados ao ensino médio

Autores

  • Renata Venturim Bernardino Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
  • Sandro Luiz Modesto Prefeitura de Cariacica (PMC).

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v24i1.34125

Resumo

Apresenta?se uma análise comparativa das Representações Sociais (RS) de estudantes do Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (Ifes) ? Campus Colatina sobre as disciplinas de Sociologia e de Filosofia, oferecidas em cursos técnicos integrados com o ensino médio regular. A metodologia foi baseada em pesquisa bibliográfica, documental e empírica quali?quantitativa. Para a coleta de dados, foram aplicados questionários semi?estruturados a estudantes dos cursos técnicos de edificações e de administração. Foi utilizada a técnica de associação livre de ideias ou palavras para os objetos “disciplina de Sociologia” e “disciplina de Filosofia”. A análise dos dados foi apoiada no modelo teórico das RS de Serge Moscovici e Jean?Claude Abric e nas abordagens histórico?críticos de autores como Gaudêncio Frigotto e Maria Ciavatta. Os resultados dessas pesquisas evidenciaram que as RS dos estudantes provêm do currículo praticado. A análise confirmou que a forma como ambas as disciplinas estão inseridas contribui para a invisibilidade de suas especificidades, como um empreendimento intelectual marginal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Venturim Bernardino, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)

Servidora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES).

Sandro Luiz Modesto, Prefeitura de Cariacica (PMC).

Docente de Filosofia da Prefeitura de Cariacica (PMC) e ex?professor contratado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES ? Campus Vitória).

Downloads

Publicado

2015-02-24

Como Citar

BERNARDINO, R. V.; MODESTO, S. L. As representações dos estudantes do Instituto Federal de Educação do Espírito Santo – Campus Colatina acerca das disciplinas de Sociologia e Filosofia em cursos técnicos integrados ao ensino médio. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 24, n. 1, p. 67–81, 2015. DOI: 10.5216/rp.v24i1.34125. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/34125. Acesso em: 4 dez. 2024.