As representações dos estudantes do Instituto Federal de Educação do Espírito Santo – Campus Colatina acerca das disciplinas de Sociologia e Filosofia em cursos técnicos integrados ao ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v24i1.34125Resumo
Apresenta?se uma análise comparativa das Representações Sociais (RS) de estudantes do Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (Ifes) ? Campus Colatina sobre as disciplinas de Sociologia e de Filosofia, oferecidas em cursos técnicos integrados com o ensino médio regular. A metodologia foi baseada em pesquisa bibliográfica, documental e empírica quali?quantitativa. Para a coleta de dados, foram aplicados questionários semi?estruturados a estudantes dos cursos técnicos de edificações e de administração. Foi utilizada a técnica de associação livre de ideias ou palavras para os objetos “disciplina de Sociologia” e “disciplina de Filosofia”. A análise dos dados foi apoiada no modelo teórico das RS de Serge Moscovici e Jean?Claude Abric e nas abordagens histórico?críticos de autores como Gaudêncio Frigotto e Maria Ciavatta. Os resultados dessas pesquisas evidenciaram que as RS dos estudantes provêm do currículo praticado. A análise confirmou que a forma como ambas as disciplinas estão inseridas contribui para a invisibilidade de suas especificidades, como um empreendimento intelectual marginal.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-02-24
Como Citar
BERNARDINO, R. V.; MODESTO, S. L. As representações dos estudantes do Instituto Federal de Educação do Espírito Santo – Campus Colatina acerca das disciplinas de Sociologia e Filosofia em cursos técnicos integrados ao ensino médio. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 24, n. 1, p. 67–81, 2015. DOI: 10.5216/rp.v24i1.34125. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/34125. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).