O uso do lúdico no Ensino Fundamental associado à Matemática

Autores

  • Viviane Cristina Drogomirecki Educadora da rede municipal (EAJA) e estadual (1º ao 9º ano) de ensino.
  • Regina do Carmo dos Santos Rede pública municipal em Anápolis.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v23i1.26699

Resumo

A Matemática estabelece uma relação entre o cotidiano e a vida social; portanto, o professor deve proporcionar situações desafiadoras, agradáveis e significativas, em suas aulas, para motivar o aprendizado. O lúdico é um dos possíveis mediadores do processo de ensino e aprendizagem. Assim, o objetivo deste artigo é contribuir com a formação de uma nova visão sobre o uso do lúdico nas aulas de Matemática. Percebe-se que o trabalho matemático envolvendo jogos possibilita mudanças pessoais e em grupos em decorrência da participação e da interação no processo ensino e aprendizagem dos alunos. Por isso, os professores devem aprimorar o conhecimento e as novas abordagens, para que essa ferramenta seja eficaz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Cristina Drogomirecki, Educadora da rede municipal (EAJA) e estadual (1º ao 9º ano) de ensino.

Mestre em Música, Educação e Saúde pela UFG. Educadora da rede municipal (EAJA) e estadual (1º ao 9º ano) de ensino. Orientadora de artigos do Curso de Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental pela UFG (educação à distância).

Regina do Carmo dos Santos, Rede pública municipal em Anápolis.

Cursando Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental pela UFG, educadora da disciplina Matemática da rede pública municipal em Anápolis, atuando na 2ª fase do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e na Educação de Jovens e Adultos.

Downloads

Publicado

2013-10-02

Como Citar

DROGOMIRECKI, V. C.; SANTOS, R. do C. dos. O uso do lúdico no Ensino Fundamental associado à Matemática. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 23, n. 1, 2013. DOI: 10.5216/rp.v23i1.26699. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/26699. Acesso em: 18 nov. 2024.