A literatura infantil e a formação de conceitos matemáticos nos primeiros anos de escolarização
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v23i1.26698Resumo
Este artigo se propõe a discutir as vantagens da interdisciplinaridade entre Matemática e literatura infantil, visto que grande parte das razões para o mito de que a Matemática é uma disciplina complexa e abstrata se deve ao fato de que o modelo de ensino adotado por muitos professores se baseia essencialmente na transmissão, repetição e memorização de regras. No entanto, os resultados são muito melhores quando, conforme recomendado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), os professores ensinam a matemática partindo de situações próprias do universo infantil. A literatura infantil oferece a oportunidade de relacionar situações do cotidiano dos alunos com a aprendizagem de diversos conceitos, inclusive de conceitos matemáticos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-10-02
Como Citar
BRAGA, L.; DUTRA, N. L. L. A literatura infantil e a formação de conceitos matemáticos nos primeiros anos de escolarização. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 23, n. 1, 2013. DOI: 10.5216/rp.v23i1.26698. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/26698. Acesso em: 18 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).