A literatura infantil e a formação de conceitos matemáticos nos primeiros anos de escolarização

Autores

  • Laudelina Braga Instituto Federal de Goiás – Campus Uruaçu.
  • Norivan L. L. Dutra

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v23i1.26698

Resumo

Este artigo se propõe a discutir as vantagens da interdisciplinaridade entre Matemática e literatura infantil, visto que grande parte das razões para o mito de que a Matemática é uma disciplina complexa e abstrata se deve ao fato de que o modelo de ensino adotado por muitos professores se baseia essencialmente na transmissão, repetição e memorização de regras. No entanto, os resultados são muito melhores quando, conforme recomendado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), os professores ensinam a matemática partindo de situações próprias do universo infantil. A literatura infantil oferece a oportunidade de relacionar situações do cotidiano dos alunos com a aprendizagem de diversos conceitos, inclusive de conceitos matemáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laudelina Braga, Instituto Federal de Goiás – Campus Uruaçu.

Mestranda em Educação pela FE/UFG. Docente no Instituto Federal de Goiás – Campus Uruaçu.

Norivan L. L. Dutra

Mestranda em Educação pela FE/UFG.

Downloads

Publicado

2013-10-02

Como Citar

BRAGA, L.; DUTRA, N. L. L. A literatura infantil e a formação de conceitos matemáticos nos primeiros anos de escolarização. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 23, n. 1, 2013. DOI: 10.5216/rp.v23i1.26698. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/26698. Acesso em: 18 nov. 2024.