Progressão continuada: equívocos e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v23i1.26692Resumo
O objetivo deste texto é discutir os equívocos e, sobretudo, as possibilidades da progressão continuada. Dentre os equívocos encontram-se: associá-la à promoção automática e entendêla como um regime e como a constituição de turmas de progressão. Considerada um componente importante da escola não seriada, a progressão continuada não espera o final do ano letivo para acontecer, ocorre a qualquer tempo, permitindo que o estudante avance em seu percurso escolar. Cabe à escola organizar-se para que os agrupamentos e reagrupamentos dos estudantes sejam constantes, atendendo as suas necessidades de aprendizagem. Como no Distrito Federal-DF, a progressão continuada insere-se no Bloco Inicial de Alfabetização (BIA) foi analisado o documento que orienta o seu trabalho pedagógico e aplicado um questionário a um grupo de professores a fim de conhecer suas percepções acerca da utilização desse mecanismo. Assim como os professores participantes de outras pesquisas, os do DF também compreendem a progressão continuada como promoção automática. Como possibilidades citam-se dois mecanismos em uso no BIA: os reagrupamentos de estudantes ao longo do ano e o Projeto Interventivo. A adoção da progressão continuada requer que ela seja compreendida no contexto da avaliação formativa e da escola não seriada.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-10-02
Como Citar
VILLAS BOAS, B. M. de F.; PEREIRA, M. S.; OLIVEIRA, R. M. da S. e. Progressão continuada: equívocos e possibilidades. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 23, n. 1, 2013. DOI: 10.5216/rp.v23i1.26692. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/26692. Acesso em: 18 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê: Avaliação Escolar
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).