Instrumentos clássicos da avaliação: a prova em destaque

Autores

  • Alesandra Ferreira Bento Souza Profa. da Rede Municipal de Uberlândia.
  • Cláudia Rodrigues de Camargo Martins Vice-diretora de escola da Rede Municipal de Uberlândia.
  • Silvia Ferreira de Macedo Profa. da Rede Municipal de Uberlândia.
  • Tatiane Cristini da Silva Profa. da Educação Básica de Uberlândia.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v23i1.26691

Resumo

O objetivo deste artigo é socializar as experiências de formação e atuação docente, ocorridas durante o minicurso Instrumentos clássicos da avaliação: a prova em destaque realizado pelas integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional (GEPAE), vinculado à Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), ocorrido durante o III Seminário Municipal de Literatura e Língua Portuguesa e I Seminário Regional de Avaliação, em 2010. Utilizamos, como referencial teórico para as nossas discussões, as produções de alguns autores como Freitas (2002), Luckesi (1999), Vasconcellos (2000), Sordi (2001) e Romão (2001). Os debates acerca da elaboração e aplicação de provas vêm impulsionando reflexões e pesquisas sobre suas consequências e o poder que exerce no ambiente escolar. A supervalorização na memorização de informações revela poucos dados sobre a aprendizagem efetiva dos discentes, fortalecendo uma cultura do medo, da classificação e culpabilização pelos resultados não alcançados. Nossa crítica refere-se ao fato de sua utilização com um fim em si mesmo e não como um meio possível para repensar e replanejar determinadas práticas. Se a prova é necessária, precisamos, então, de princípios e critérios para fundamentá-la.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alesandra Ferreira Bento Souza, Profa. da Rede Municipal de Uberlândia.

Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional (GEPAE) da UFU e profa. da Rede Municipal de Uberlândia.

Cláudia Rodrigues de Camargo Martins, Vice-diretora de escola da Rede Municipal de Uberlândia.

Integrante do GEPAE da UFU PPGED e vice-diretora de escola da Rede Municipal de Uberlândia.

Silvia Ferreira de Macedo, Profa. da Rede Municipal de Uberlândia.

Integrante do GEPAE da UFU profa. da Rede Municipal de Uberlândia.

Tatiane Cristini da Silva, Profa. da Educação Básica de Uberlândia.

Integrante do GEPAE e profa. da Educação Básica de Uberlândia.

Downloads

Publicado

2013-10-02

Como Citar

SOUZA, A. F. B.; MARTINS, C. R. de C.; MACEDO, S. F. de; SILVA, T. C. da. Instrumentos clássicos da avaliação: a prova em destaque. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 23, n. 1, 2013. DOI: 10.5216/rp.v23i1.26691. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/26691. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Avaliação Escolar