Avaliação da aprendizagem no Ensino Superior: perspectivas críticas ou técnicas?
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v23i1.26688Resumo
Este artigo aborda as concepções de professores sobre a avaliação da aprendizagem no Ensino Superior e as práticas avaliativas que eles têm utilizado em suas aulas, bem como uma contraposição das concepções dos seus alunos com sua visão sobre o tema. Por meio de questionários, numa abordagem qualitativa, buscamos apontar as diferentes concepções que emergem do universo de cinco professores e 48 alunos, do curso de Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Goiás. Apesar de percebermos grande recorrência da avaliação da aprendizagem como verificação e medição de conhecimentos, notamos também que concepções mais críticas em relação ao tema, pouco a pouco, são construídas nesse universo educativo, o que nos demonstra certo avanço em relação às práticas pedagógicas dos professores e, consequentemente, uma formação mais crítica dos alunos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-10-02
Como Citar
PINHEIRO, P. M.; SANTOS, R. R. Avaliação da aprendizagem no Ensino Superior: perspectivas críticas ou técnicas?. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 23, n. 1, 2013. DOI: 10.5216/rp.v23i1.26688. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/26688. Acesso em: 18 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê: Avaliação Escolar
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).