Práticas avaliativas na sala de aula de línguas estrangeiras-adicionais na educação básica: elaborando instrumentos com a participação dos alunos
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v23i1.26687Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar algumas considerações acerca do uso de diferentes instrumentos e critérios de avaliação da aprendizagem na sala de aula de línguas. Nosso estudo está situado na Linguística Aplicada e, com base nos preceitos teóricos da área, procuramos considerar os desafios educacionais, na sala de aula de línguas do século XXI, discutindo nossas experiências desenvolvidas na realidade da Educação Básica em uma escola do sistema regular de ensino. Para tanto, apresentamos uma breve discussão teórica acerca das questões que envolvem a avaliação em línguas estrangeiras/adicionais (LE/LA); em seguida, apresentamos exemplos de atividades avaliativas desenvolvidas nas aulas de Alemão, Espanhol e Inglês, contextualizando-as no espaço de aula em que ocorreram. Por fim, argumentamos a favor da diversidade de instrumentos, destacando a necessidade de repensar a avaliação na sala de aula de LE/LA, de modo que tal prática constitua-se cada vez mais como uma ação inclusiva, e não o contrário.Downloads
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Publicado
2013-10-02
Como Citar
LUCENA, M. I. S.; MOMBACH, C.; FERREIRA, F. T.; RAMOS, N. K. R. Práticas avaliativas na sala de aula de línguas estrangeiras-adicionais na educação básica: elaborando instrumentos com a participação dos alunos. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 23, n. 1, 2013. DOI: 10.5216/rp.v23i1.26687. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/26687. Acesso em: 19 dez. 2024.
Edição
Seção
Dossiê: Avaliação Escolar
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