Povos indígenas e o ensino: reconhecendo o direito à inclusão das sociodiversidades no currículo escolar com a Lei n. 11.645/2008
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v22i1.21213Resumo
Nas últimas décadas, diferentes grupos sociais conquistaram e ocuparam seus espaços, exigindo um repensar sobre a organização sociopolítica e a história do Brasil. Foram questionadas as concepções do país com uma cultura única e da mestiçagem como a identidade nacional. Identidades foram afirmadas, diferentes expressões socioculturais passaram a ser reconhecidas e respeitadas. A partir de suas mobilizações, os povos indígenas conquistaram também, nas últimas décadas, considerável visibilidade enquanto atores sociais, o que vem exigindo discussões, formulações e fiscalizações de políticas públicas que respondam às demandas de direitos sociais específicos. A implantação da Lei n. 11.645/2008, que determinou a inclusão da história e culturas indígenas nos currículos escolares, possibilitará o respeito aos povos indígenas e o reconhecimento das sociodiversidades no Brasil.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-11-29
Como Citar
SILVA, E. Povos indígenas e o ensino: reconhecendo o direito à inclusão das sociodiversidades no currículo escolar com a Lei n. 11.645/2008. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 22, n. 1, 2012. DOI: 10.5216/rp.v22i1.21213. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/21213. Acesso em: 20 set. 2024.
Edição
Seção
Dossiê Inclusão escolar: olhares especiais
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).