O Atendimento Educacional Especializado: significados e configurações possíveis nas redes municipais de ensino de Vitória da Conquista-BA e de Porto Alegre-RS
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v22i1.21209Resumo
Neste texto serão apresentadas as configurações do Atendimento Educacional Especializado (AEE) destinado aos sujeitos com Deficiência, Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) e Altas Habilidades no contexto da rede municipal de educação de Vitória da Conquista/ BA e na rede municipal de Porto Alegre/RS. Este trabalho é resultado da junção de duas pesquisas de cunho qualitativo e que se dedicaram a analisar as ações e configurações do serviço de AEE que, em ambas as redes, ocorre no espaço de salas de recursos. A reflexão teórica que sustentou o presente estudo está baseada na abordagem sócio-histórica e sistêmica. Por meio da articulação das pesquisas que deram embasamento a este estudo, foi possível considerar que os dispositivos construídos para possibilitar o processo de inclusão escolar em ambos os contextos estudados vêm servindo de apoio para professores, para as famílias e especialmente para os alunos que se deparam com dificuldades no processo de ensino-aprendizagem. Consideramos importante acrescentar que o movimento de criação dos espaços de apoio para as crianças com TGD e altas habilidades nas escolas de ensino comum ainda é novo e sugere estudos focados nos efeitos que estes possivelmente têm gerado para o cotidiano das escolas. Ou seja, é preciso perceber em que sentidos esses dispositivos vêm alterando as práticas da escola e os modos de perceber os alunos e o processo de aprendizagem.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-11-29
Como Citar
SANTOS, K. S.; CHRISTOFARI, A. C. O Atendimento Educacional Especializado: significados e configurações possíveis nas redes municipais de ensino de Vitória da Conquista-BA e de Porto Alegre-RS. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 22, n. 1, 2012. DOI: 10.5216/rp.v22i1.21209. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/21209. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê Inclusão escolar: olhares especiais
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).