Formação de professores: um exemplo de uso da otimização na preparação de novos professores
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i2.18977Resumo
Com o intuito de reafirmar a importância do aprofundamento do rigor no estudo da matemática pura para a formação de novos professores de Matemática, propusemos o enfoque de uma área específica, a otimização, para assegurar a formação de novos professores de Matemática na UFG. Neste artigo estudamos a convergência das trajetórias central primal e dual associadas às funções entropia e exponencial, respectivamente, e investigamos o comportamento assintótico dessas trajetórias em programação linear. Estudamos também a convergência das trajetórias central primal e dual, associadas à divergência de Kullback-Leibler e sua conjugada. Como aplicação do estudo das trajetórias central e dual, mostramos a convergência das sequências proximal primal e dual ponderada, associadas à distância Kullback--Leibler para os Problemas de Programação Linear (PPL), no chamado Método de Ponto Proximal. Com uma linguagem mais acessível e palatável, focamos alunos de graduação no curso de Matemática, descrevendo uma das vertentes do estudo de otimização para a formação de novos professores.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
LOPES, M. V. Formação de professores: um exemplo de uso da otimização na preparação de novos professores. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 21, n. 2, 2012. DOI: 10.5216/rp.v21i2.18977. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/18977. Acesso em: 4 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).