Formação de professores: um exemplo de uso da otimização na preparação de novos professores

Autores

  • Marcos Vinícius Lopes Professor Assistente de Matemática do Cepae/UFG.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v21i2.18977

Resumo

Com o intuito de reafirmar a importância do aprofundamento do rigor no estudo da matemática pura para a formação de novos professores de Matemática, propusemos o enfoque de uma área específica, a otimização, para assegurar a formação de novos professores de Matemática na UFG. Neste artigo estudamos a convergência das trajetórias central primal e dual associadas às funções entropia e exponencial, respectivamente, e investigamos o comportamento assintótico dessas trajetórias em programação linear. Estudamos também a convergência das trajetórias central primal e dual, associadas à divergência de Kullback-Leibler e sua conjugada. Como aplicação do estudo das trajetórias central e dual, mostramos a convergência das sequências proximal primal e dual ponderada, associadas à distância Kullback--Leibler para os Problemas de Programação Linear (PPL), no chamado Método de Ponto Proximal. Com uma linguagem mais acessível e palatável, focamos alunos de graduação no curso de Matemática, descrevendo uma das vertentes do estudo de otimização para a formação de novos professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

LOPES, M. V. Formação de professores: um exemplo de uso da otimização na preparação de novos professores. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 21, n. 2, 2012. DOI: 10.5216/rp.v21i2.18977. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/18977. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos