O livro e a formação do leitor-escritor: trilhas da extensão na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i2.18975Resumo
O Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAp-UERJ), tem como importante objetivo o investimento na formação de um cidadão crítico e criativo. Buscamos, para isso, práticas pedagógicas que desenvolvam a leitura e a escrita com sentido e uso social real. Tais ações constituem uma das marcas da concepção pedagógica da instituição. O projeto de extensão universitária “O livro e a formação do leitor-escritor” visa a tornar público, por meio da publicação de textos escritos de vários gêneros literários e imagéticos, a rica produção dos nossos estudantes. Como consequência desse investimento, desde o ano de 2004 o CAp-UERJ participa do Projeto Redação, promovido pelo jornal Folha Dirigida e pela Fundação Biblioteca Nacional. Esse projeto consiste na construção de uma obra literária a cada ano, tendo como autores estudantes de educação básica. Em nosso caso, essa parceria possibilita e potencializa a divulgação das produções textuais dos estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Nosso artigo traz a experiência vivida nesses anos de desenvolvimento de projeto.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
FERNANDES, A. da P.; MORAIS, J. de F. dos S. de; SILVA, L. T.; BRAUN, P. O livro e a formação do leitor-escritor: trilhas da extensão na educação básica. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 21, n. 2, 2012. DOI: 10.5216/rp.v21i2.18975. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/18975. Acesso em: 8 set. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).