Textos e intertextos: caminhos e descaminhos do trabalho com a leitura da literatura numa escola de Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i2.18974Resumo
Este texto relata um experimento com a leitura do texto literário numa escola pública municipal de 2ª fase do Ensino Fundamental, no município de Senador Canedo (GO), no decorrer de 2010. Nessa unidade escolar havia muitos livros literários aos quais os alunos não tinham acesso. As obras estavam guardadas, sob a alegação de que eram de uso do Ensino Médio, de difícil entendimento para os alunos da escola. Desse modo, o desafio foi tornar possível que os livros guardados chegassem às mãos dos meninos e das meninas. Para tanto, fez-se urgente desenvolver a formação do gosto pela leitura; o procedimento adotado foi diferente daquele utilizado até então pelo professor em sala de aula. A ação consistiu em trabalhar com textos e autores diversificados, colocando o leitor em contato com um número maior de obras, com o intuito de fornecer elementos que possibilitassem a expansão do universo de leitura, a fim de seduzi-lo para o mundo das letras de forma prazerosa. Com essa atitude, contribui-se para a formação de um leitor crítico, capaz de entender os acontecimentos à sua volta, de tomar decisões de modo a interferir na realidade local ou de transcendê-la de forma positiva.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
SOUZA, M. A. R. Textos e intertextos: caminhos e descaminhos do trabalho com a leitura da literatura numa escola de Ensino Fundamental. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 21, n. 2, 2012. DOI: 10.5216/rp.v21i2.18974. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/18974. Acesso em: 20 set. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).