Escola: uma tatuagem nas memórias
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i2.18971Resumo
Este trabalho fundamenta-se nos pressupostos da Análise do Discurso de linha francesa. Nele, sirvo-me da metáfora da tatuagem para demonstrar como os enunciados pigmentam as memórias escolares de três autores, ao evocarem suas lembranças em textos de caráter autobiográfico. Analiso esses textos sob a perspectiva da autobiografia, da escrita de si e da autodesignação. Interessa-me investigar, problematizando, as condições sócio-históricas que possibilitam e/ou que determinam que sejam esses os enunciados produzidos, e não outros.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
OLIVEIRA, I. L. B. C. de. Escola: uma tatuagem nas memórias. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 21, n. 2, 2012. DOI: 10.5216/rp.v21i2.18971. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/18971. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê Memórias Escolares
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).