Ficção e memória escolar
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i2.18970Resumo
Este estudo objetiva refletir sobre a produção literária das obras O Ateneu, de Raul Pompéia, e Vintém de Cobre: meias confissões de Aninha, de Cora Coralina, analisando como os escritores retomam o estatuto da escrita da memória como recriação de suas trajetórias de vida. Desta forma, pretende-se investigar essas obras para melhor compreender o ambiente escolar vivenciado pelos autores e transfigurados em forma de linguagem, que, apesar de elaborada, reflete a visão de mundo do escritor.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
SILVA, M. M. da. Ficção e memória escolar. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 21, n. 2, 2012. DOI: 10.5216/rp.v21i2.18970. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/18970. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê Memórias Escolares
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).